Reciclarte: projeto mobiliza agentes comunitários
27 de novembro de 2012 - 09:34
Ter, 27 de Novembro de 2012 10:34
O projeto “Reciclarte: natureza, música e saúde – Formação e inclusão Social de mobilizadores e agentes sócio-ambientais comunitários” foi um dos seis programas da Escola de Saúde Pública do Ceará aprovado na última reunião do Monitoramento de Ações de Programas Prioritários (MAPP), realizada entre o governador Cid Gomes com secretários e gestores de órgãos estaduais. Esse projeto contará com a parceria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
No período de setembro a novembro de 2012, a ESP-CE concorreu para o edital nº 01/2012 da Fundação Nacional de Saúde cujo objeto é a promoção da saúde ambiental. Em meio a mais de 200 instituições brasileiras, o Centro de Extensão em Saúde da ESP-CE teve seu projeto aprovado, configurando-se como a única instituição de ensino aprovada no Brasil, dentre as 32 instituições aprovadas, a maioria prefeituras municipais.
Dentre as suas metas, o projeto ‘Reciclarte: natureza, música e saúde – Formação e Inclusão social de mobilizadores e agentes sócio-ambientais comunitários objetiva a formação de 50 agentes sócio-ambientais na Comunidade do ‘Pau Fininho’, em Fortaleza. Eles irão trabalhar com a produção de instrumentos musicais a partir do lixo produzido na comunidade. A ESP-CE espera que, por meio da arte/música, possa engajar jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social na proteção ambiental, educação sanitária e aproveitamento de recicláveis para a sustentabilidade familiar e comunitária.
Através desse projeto, a ESP-CE lança-se como instituição embutida de responsabilidade social e sanitária para sensibilizar a comunidade, mobilizá-la para a transformação social, fomentar a sustentabilidade e construir um território de produção da saúde por meio da formação de mobilizadores e agentes sócio-ambientais, utilizando os temas natureza, música e saúde para a educação em saúde ambiental.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE