Avanços e desafios do SUS no Congresso do Cosems
12 de abril de 2012 - 09:58
Qui, 12 de Abril de 2012 10h22
Depois de participar da abertura, ocorrida na terça-feira, 10 de abril, no Hotel Encosta da Serra, no Crato, do II Encontro Estadual das Regionais de Saúde, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, representou o governador Cid Gomes na abertura do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, às 19 horas da quinta-feira, 12, no Buffet Lagarta Pintada, também no Crato. Realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-Ce), em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado e a Prefeitura Municipal do Crato, o Congresso discute o tema “Municipalização com regionalização”.
Além de participar de oficinas e da apresentação de trabalhos, os congressistas terão oportunidade de debater nas mesas redondas, trocar experiências nas sessões temáticas como o “Nordeste Paidégua” – encontro temático voltado para os presidentes dos Cosems da região nordeste – e conhecer novidades na Feira de Estandes, onde a Secretaria da Saúde do Estado e secretarias municipais de saúde expõem resultados, ações, iniciativas e projetos na melhoria da saúde pública. Na sexta-feira, 13, Arruda Bastos participa, às 16 horas, da Mesa Redonda Redes de Atenção à Saúde: Avanços e Desafios, ao lado do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, e do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e secretário municipal de Saúde do Recife, Gustavo de Azevedo Couto.
Foram selecionados 150 trabalhos das secretarias municipais de saúde para serem apresentados durante o Congresso. Ao final do Congresso, dia 14, sábado, 12 experiências, quatro de cada macrorregião de saúde, serão condecorados com Menção Honrosa e representarão o Ceará no XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conasems, que acontecerá de 11 a 14 de junho, em Maceió (AL).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa