ESP-CE recepciona novos residentes médicos do SUS Ceará

16 de março de 2012 - 14:33

Sex, 16 de Março de 2012 15h12

 

 

Secretário Arruda Bastos e superintendente Ivana Barrêto acolhem os novos residentes médicos que atuarão nas unidades hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza e no Interior do estado.

 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realizou nesta sexta-feira, dia 16 de março, um encontro inaugural para recepcionar os novos residentes aprovados na Seleção Unificada da Residência Médica do Ceará (SURCE 2012). Na ocasião, estiveram presentes o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Fernando Antônio Menezes da Silva; o secretário da Saúde do Ceará, Raimundo José Arruda Bastos; a superintendente da ESP-CE, Ivana Barrêto; entre outras autoridades.

 

 

Depois da apresentação do Quarteto de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC), deu-se início a série de palestras que tinham como assunto central a discussão sobre a Residência Médica. Em sua fala inicial, a superintendente Ivana Barrêto parabenizou os novos residentes e desejou um bom desempenho a todos nesta nova etapa de formação. “Serviço de saúde não se faz de forma isolada e sim com parcerias. Hoje, não se faz saúde sem o trabalho realizado em rede. Só assim podemos fortalecer o Sistema de Saúde”, disse ela.

 

 

O secretário Arruda Bastos compartilhou dos esforços e da felicidade pela conquista da implantação da seleção unificada, um processo que teve início ainda em 2007 por iniciativa da Sesa. “Não adiantava oferecer a bolsa e a vaga ficar desocupada. Com as parcerias firmadas entre a Secretaria da Saúde do Estado e outras instituições, pudemos concretizar o sonho de tornar o processo unificado e evitar que as vagas ficassem ociosas”, afirmou. O novo modelo de seleção integrou os programas gerenciados pela Sesa, secretarias municipais, Instituições de Ensino Superior (IES) e hospitais. Em 2012, foram oferecidas 475 vagas divididas entre 62 especialidades médicas.

 

 

Secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Fernando Menezes, fala sobre a formação médica na contemporaneidade, as diferenças do médico no “velho” e “novo” mundo e da relação médico-paciente.

 

 

O secretário-adjunto da SGTES, Fernando Menezes, discutiu sobre a formação médica na contemporaneidade, as diferenças do médico no “velho” e “novo” mundo, a função do especialista dentro do novo contexto em que vivemos e da relação médico-paciente. “Antes, o médico era o protagonista no atendimento aos pacientes. Hoje ele é um integrante de um corpo de profissionais de saúde que atuam na execução deste serviço”, disse. O evento reuniu aproximadamente 220 novos residentes médicos, que atuarão nas unidades hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza e no Interior do estado.

 

 

GALERIA DE IMAGENS 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE