Centro de Referência do Crack capacita profissionais

18 de outubro de 2011 - 14:35

Ter, 18 de Outubro de 2011 14:38

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realiza no dia 21 de outubro o momento presencial dos cursos do Centro Regional de Referência na Formação de Profissionais para a Rede de Atenção Psicossocial do Crack e Outras Drogas, que acontecerá, simultaneamente, nos três pólos formadores situados em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Na mesma data e locais serão realizados três cursos: o de atualização em atenção integral aos usuários de crack e outras drogas para profissionais atuantes nos hospitais, o de atualização em gerenciamento de casos e reinserção social de usuários de crack e outros drogas para profissionais das redes SUS e SUAS e o de aperfeiçoamento em crack e outras drogas para médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência á Saúde da Família (Nasf).

Nos três cursos serão vistos o módulo III, com os capítulos I (Clínica ampliada e projeto terapêutico singular) e 2 (Equipes de Referência e Apoio Matricial Especializado) e o módulo IV, que terá três capítulos. No primeiro serão discutidos os Critérios Diagnósticos: CID-10 e DSM-IV; o segundo terá como tema “Uso, abuso ou dependência? Como fazer triagem usando instrumentos de fácil aplicação”; e o terceiro, “a detecção do uso abusivo em adolescentes usando o DUSI e o T-ASI”.

No período da manhã do sábado, dia 22 de outubro, acontecerá o segundo seminário médico de discussão de casos clínicos referente ao complemento da carga horária do curso de aperfeiçoamento em crack e outras drogas para médicos atuantes no PSF e no Nasf.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE