Conselheiros de saúde avaliam PID no Ceará

7 de outubro de 2011 - 14:57

Sex, 07 de Outubro de 2011 14:58

 

 

A Escola de Saúde Pública (ESP-CE) sediou no dia 07 de  outubro de 2011 o Seminário Cidadão Online: a nova interface do controle social, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde. O evento, que aconteceu no auditório Ciro Gomes, reuniu os conselheiros de saúde dos municípios cearenses com o objetivo de monitorar e avaliar a implementação do Programa de Inclusão Digital (PID) no Ceará.

O Seminário teve a intenção de iniciar o processo de avaliação do PID no Ceará, implementado nos Conselhos Municipais de Saúde do estado pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, foi apresentado e discutido o Projeto de Avaliação e Monitoramento do PID, que tem o objetivo de estruturar uma metodologia capaz de acompanhar, em tempo real, o desenvolvimento do programa na perspectiva de se elaborar recomendações para o melhor funcionamento do mesmo.

Estiveram presentes os presidentes e secretários executivos dos Conselhos Municipais de Saúde de todos os municípios cearenses já contemplados pelo programa. A abertura do evento foi feita pela representante da SGEP, Maria Neura Antunes, do Serviço de Auditoria DataSUS (Seaud). Em seguida, o PhD em informática Mauro Oliveira proferiu a palestra “O que é inclusão digital e sua importância para os Conselhos Municipais de Saúde”. No período da tarde, foi realizado uma oficina de trabalho.

O Seminário Cidadão Online: a nova interface do controle social teve o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO), da Escola de Saúde Pública do Ceará e da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Avaliação em Sistemas de Saúde da Universidade Federal do Ceará (Ripass).


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE