ESP-CE participa da 6ª Conferência Estadual de Saúde
22 de setembro de 2011 - 09:18
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) participa de 20 a 23 de setembro de 2011 da 6ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece na Fábrica de Negócios, na Praia de Iracema. A ESP-CE está representada pela superintendente Ivana Barreto e pela titular da Diretoria de Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto. A edição tem como tema “Consolidando o Controle Social”, e reúne 1496 delegados dos 184 municípios cearenses.
Na tarde do segundo dia, 21, o eixo “Gestão do SUS: os desafios do pacto interfederativo” foi debatido pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro de Andrade. O secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Haroldo Jorge Pontes, discutiu o eixo “Política de Saúde na Seguridade segundo os Princípios da Equidade, Integralidade e Universalidade”. Já a conselheira nacional de saúde Ruth Ribeiro Bittencourt apresentou o eixo “Participação da Comunidade e Controle Social”, enquanto o deputado federal João Ananias debateu o eixo “A Seguridade Social no Brasil e o Debate do Financiamento da Saúde no Congresso Nacional”.
Todas as propostas discutidas na ocasião do evento foram debatidas inicialmente nas conferências municipais de saúde. Propostas no tocante à gestão do trabalho e educação na saúde, atividades estas as quais a ESP-CE está envolvida diretamente, podemos citar a universalização da Residência em Saúde da Família para todos os municípios, com financiamento e apoio do Ministério da Saúde. Outras debatidas na Conferência dizem respeito à garantia da conclusão do Curso Técnico de Agente de Saúde, o melhoramento da formação médica para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), a busca de parceria das Universidades Públicas e Escolas Formadoras do SUS para a ampliação dos cursos de especialização, além da qualificação dos trabalhadores da saúde em libras e Braille para melhoria do atendimento.
Eventos agendados pela ESP-CE
Atenta à sua responsabilidade, de debater os principais caminhos para uma excelente formação dos profissionais de saúde que atuam, sobretudo no SUS, a ESP-CE realizará nos próximos dias 17 e 18 de outubro de 2011 o I Seminário de Educação Permanente para Médicos. Antes, no próximo dia 26 de setembro, a Escola de Saúde Pública do Ceará se reunirá com a direção da Sesa e com as instituições parceiras para discutir a respeito do desenvolvimento e operacionalização dos recursos referentes aos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento do Projeto de Qualificação de Gestores para o SUS Ceará. Tais cursos fazem parte do convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE