Curso capacita enfermeiros em Ostomias e Incontinências

20 de junho de 2011 - 10:09

 

 

Evidenciar a responsabilidade de enfermagem diante do ostomizado, visando restituir-lhe as atividades de convívio social e melhorar sua qualidade de vida diante do impacto da aquisição do estoma. Esse é o objetivo do Curso de Capacitação em Ostomias e Incontinências para Enfermeiros do Ceará, que se realiza nos dias 20 e 21 de junho, no auditório Haroldo Juaçaba da Escola de Saúde Pública do Ceará.

 

O evento é uma realização da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará e Associação dos Ostomizados do Ceará. Voltado para profissionais de Enfermagem, o curso tem como tema central “Pessoas com Deficiência Física: ostomizados e incontinentes urinário/fecal”.

 

Ostomia consiste na realização de um orifício para excreção das fezes e a urina. Por não ser controlado voluntariamente, é necessário que o paciente utilize uma bolsa coletora fixada em seu corpo.  Os principais tipos de ostomias são Colostomia, Hestomia e Urostomia.

 

Há diversos centros de reabilitação no Brasil atendendo a uma enorme gama de pacientes raqui-medulares incontinentes, fazendo individuais e criando programas específicos de acordo com a necessidade de cada um. No entanto, de modo geral, não existe um Serviço de Dispensação de Dispositivos no Ceará que garanta a utilização adequada de produtos de qualidade que possam prevenir problemas de saúde no futuro, que impactam no sistema de saúde.

 

No Ceará, os ostomizados contam com a ajuda da Associação dos Ostomizados, entidade de caráter beneficente e sem fins lucrativos, que tem como objetivo atender ao portador de ostomia de forma holística, reabalitando-o, promovendo cuidados especiais a ostomia, como orientações de enfermagem específicas.

 

O conteúdo programático do curso abordará o que são as estomias, os tipos, peculiaridades na infância, auto-cuidado e nutrição; os cuidados de enfermagem; o manejo dos ostomas e das principais complicações do ostoma; o incontinente urinário e fecal; Haverá ainda uma oficina sobre o tema “Atualidades em Estomas”.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE