Alto astral marca lançamento do projeto Qualidade de Vida

28 de fevereiro de 2011 - 10:37

 

Um café da manhã, show musical e palestra  foram as principais atrações da programação de lançamento do Projeto Qualidade de Vida, ocorrido na manhã do dia 28, no auditório Ciro Gomes, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).
 
Dança de salão, ginástica laboral, ioga e palestras educativas serão as atividades focadas pelo projeto, que está previsto para ser iniciado a partir de 14 de março. Coordenada pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional da ESP-CE, a iniciativa conta com as parcerias do “Projeto Cirandas da Vida, Educação Popular em Saúde” e do “Grupo de Afro Religiosidade em Saúde”.

Depois de saborear farto café da manhã, os servidores da ESP-CE foram acolhidos com muita música pelos grupos “Cirandas da Vida, Educação Popular em Saúde” e “Afro Religiosidade em Saúde”. De forma descontraída, os artistas populares transmitiram mensagens positivas sobre como as relações de trabalho dos profissionais de saúde podem contribuir para o processo de humanização dos serviços prestados aos usuários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao saudar os servidores, a superintendente da ESP-CE, Ivana Barreto, destacou a importância do projeto como uma ferramenta para se buscar a redução do estresse nas atividades cotidianas de trabalho. “A qualidade de vida do servidor vai gerar um ciclo virtuoso que refletirá diretamente no atendimento dado aos alunos da ESP-CE e, indiretamente, na clientela do SUS”, ressaltou Ivana Barreto.

O palestrante convidado, o médico Antero Coelho Neto, presidente da presidente da Academia Cearense de Medicina, também reforçou o significado relevante do projeto da ESP-CE. Segundo ele, a tão almejada humanização dos serviços de saúde pública começa pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais da área de saúde. “Somente com qualidade de vida, nas atividades que desempenham como profissional de saúde, é que os usuários do SUS poderão também ter um serviço de saúde de melhor qualidade”, lembrou Antero Neto.

Proposta

Inserido no modelo de gestão que prima pela qualidade de vida no trabalho, o projeto privilegia atividades socializadoras entre os trabalhadores da ESP-CE na perspectiva de reduzir e prevenir problemas ocupacionais, além de melhorar as relações pessoais no ambiente de trabalho.

Especificamente, o projeto tem como objetivos: proporcionar a qualidade de vida dos trabalhadores; reduzir e prevenir complexidades ocupacionais decorrentes do trabalho; propiciar atividades socializadoras entre os servidores; melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho; proporcionar o bem-estar do trabalhador; e otimizar a eficiência organizacional.

A qualidade de vida no trabalho é definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional.

Os servidores interessados em participar das atividades do projeto devem fazer suas inscrições no período de 28 de fevereiro a 04 de março, no horário das 14 às 17 horas, na sala da Adins.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE