Especialização debate Métodos de Planejamento em Saúde
15 de fevereiro de 2011 - 03:54
O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador realiza de 16 a 18 de fevereiro a segunda unidade – Métodos de Planejamento em Saúde do Trabalhador do terceiro módulo – Gestão em Saúde do Trabalhador. Promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará, o curso é ministrado pela Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará.
Essa unidade, cujas atividades acontecem na sede da ESP-CE, tem como objetivo fazer com que o aluno adquira a competência de aplicar métodos de planejamento em saúde do trabalhador. Para tanto, será abordado a importância do planejamento para a saúde do trabalhador, os instrumentos básicos de planejamento, os principais métodos de planejamento em saúde, bem como a elaboração de um plano de ação em saúde do trabalhador.
Sobre o curso
O objetivo dessa especialização é contribuir para a estruturação da RENAST no âmbito do SUS. Essa rede compõe ações de assistência ao trabalhador na atenção primária, secundária e terciária, bem como ações de vigilância da saúde do trabalhador.
Do curso participam profissionais do sistema de saúde inseridos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – estadual e regional, na vigilância da saúde, Rede Sentinela e na atenção básica de saúde.
Atenção Integral
A Atenção Integral em Saúde do Trabalhador deve ser desenvolvida nos diversos pontos da rede do SUS, que vão desde a Atenção Primária em Saúde a Atenção Especializada de média e alta complexidade, incluindo os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, organizado a partir da RENAST envolvendo os três componentes do Pacto pela Saúde: Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão.
Segundo a coordenação do curso, pensar o planejamento em Saúde do Trabalhador no SUS de acordo as diretrizes do Pacto de Gestão, exige a compreensão dos eixos que estruturam sua organização: a descentralização, a regionalização, o financiamento, a programação pactuada e integrada, a regulação, a participação e o controle social, o planejamento, a gestão do trabalho e a educação em saúde. Além de referir os instrumentos básicos de planejamento que são: Plano de Saúde (PS), Programações Anuais de Saúde (PAS) e os Relatórios Anuais de Gestão (RAG), como subsídios referenciais para um planejamento contextualizado com a realidade de saúde local.
A Saúde do Trabalhador como área estratégica do SUS, reforça a coordenação do curso, deve ser inserida no processo de planejamento de forma a integrar suas ações às demais áreas de atuação nos diferentes níveis de atenção, possibilitando a visibilidade e a transparência da RENAST a partir equidade de acesso a integralidade do cuidado aos trabalhadores, nos processos de regulação, nos pactos entre gestores, na organização das redes regionalizadas e hierarquizadas e nas ações de vigilância em saúde, de acordo com as demandas territoriais.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE