Gestores e técnicos de saúde avaliam Modelos de Gestão
10 de novembro de 2010 - 10:52
Qua, 10 de Novembro de 2010 10:52
Serão disponibilizadas 40 vagas, destinadas aos profissionais de nível superior da SESA, da ESP-CE, dos Consórcios Públicos de Saúde e representantes do COSSEMS-CE, com experiência em gestão de unidades/instituições de saúde.
A realização do Curso se justifica em função da gestão administrativa nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, cuja proposta é adotar algumas modalidades de gestão em fase de implantação nos estados e municípios do Brasil, apresentando dessa forma uma demanda de formação e de necessidade de discutir os diversos modelos para seu efetivo planejamento, operacionalização e monitoramento.
O curso faz parte de uma das estratégias do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará, em fase de implantação pela SESA. O Programa visa o reordenamento da rede de saúde e a expansão e melhoria dos serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade nos municípios-pólos micro e macrorregionais, assegurando a intervenção, de grande parte, dos problemas de saúde que afetam a população cearense, sobretudo dos que mais necessitam de atenção dos poderes públicos.
Este Programa propõe a construção e equipamento de 39 unidades de saúde. São eles: o Hospital Regional Norte, em Sobral; o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; nove Policlínicas do Tipo II (localizadas em: Barbalha, Limoeiro do Norte, Caucaia, Crateús, Iguatu, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tianguá); 12 Policlínicas do Tipo I (localizadas em: Acaraú, Baturité, Pacajus, Russas, Tauá, Aracati, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Iço, Itapipoca e Campos Sales); 16 Centros de Especialidades Odontológicas (localizados em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Icó, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixeramobim, Russas e Ubajara).
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE