Saúde da Mulher é focada em Curso da ESP-CE

29 de julho de 2010 - 10:16

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (COATS), em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPAS/SESA), Núcleo de Saúde Sexual e Reprodutiva, realiza, no período de agosto a dezembro, o Curso de Atenção Integral a Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal.

Destinada aos para profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a capacitação será realizada na sede da ESP-CE, na Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles. As inscrições poderão ser efetuadas através de ficha encaminhada pelas 6ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde ao Núcleo de Saúde Sexual e Reprodutiva da SESA. Mais informações pelo fone: 3101.5201.

Do curso poderão participar profissionais médicos, enfermeiros e dentistas dos municípios que compõem as CRES de Icó e Itapipoca: Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairí, Tururú, Umirim e Uruburetama.

Objetivo

A iniciativa tem como finalidade qualificar profissionais para promover uma assistência integral à saúde da mulher, desenvolvendo competências essenciais à humanização do cuidado e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos femininos.

Durante todo o ciclo vital, a mulher necessita de cuidado integral a saúde, de forma que seja assegurado seu direito a uma assistência de qualidade. O Curso de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal surge para contribuir na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais que consolidam uma política de saúde comprometida com a mulher e com a vida.

A capacitação terá uma carga horária total de 140 horas, sendo 112 horas presenciais e 28 de atividades descentralizadas. A estratégia metodológica se dará com exposições interativas por meio de profissionais docentes experts na área, estudos de caso e discussão em grupos. Os estudos em grupos serão baseados em casos clínicos reais acontecidos no Ceará nos últimos anos, que denotam aspectos cruciais da prática médica, de enfermagem e odontológica.

O conteúdo programático será dividido em sete módulos: I – Introdução à saúde da mulher; II – Aspectos anatomo-fisiológicos da mulher; III – Pré-natal e puerpério; IV-  Planejamento familiar; V – Doença benigna do trato reprodutivo feminino; VI – Doença maligna do trato reprodutivo feminino; VII – Abordagem sindrômica e IST/HIV.

Cronograma dos módulos 2010

Módulos Turma I Turma II