Enfermagem Obstétrica aborda cuidados com partos de alto risco

16 de julho de 2010 - 09:49

Foto: Andréa Veras

O Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica realiza o módulo XI, nos dias 16 e 17 de julho, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Promovido pela Coordenadoria de Pós Graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará e com apoio do Ministério da Saúde, o curso tem como público alvo enfermeiros que atuam nos hospitais e maternidades pólo que são de referência em obstetrícia e neonatologia no Ceará.

Com o tema central “Processo de Cuidar em Enfermagem à Mulher no Parto de alto risco”, o novo módulo tem como objetivo maior identificar as complicações obstétricas hemorrágicas que indicam a resolução da gestação, por risco de perdas neonatais e ou materna, e que são mais comumente encontradas na assistência hospitalar.

A estratégia metodológica acontece através de exposições interativas por meio de profissionais docentes experts na área, apresentação de vídeo e oficinas de trabalho. O conteúdo programático contempla assuntos como: sangramentos das primeiras e terceira metade da gestação e no pós-parto imediato; normas e rotinas do manuseio de hemoderivados; patologias que envolvem o volume de líquido amniótico; ruptura prematura das membranas; trabalho de parto prematuro e prematuridade; o luto materno e fetal.

Segundo Isabel Cavalcanti, gestora da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, o curso é de fundamental importância para a capacitação dos profissionais de saúde no intuito de minimizar a mortalidade materna e proporcionar ao serviço qualidade na atenção à saúde da mulher.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE