Especialização em Saúde do Trabalhador inicia I Módulo

14 de julho de 2010 - 11:55

Fotos: Andréa Veras

O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) inicia o I Módulo, cujo tema é Produção, Ambiente e Saúde, a ser realizado no período de 14 a 16 de julho, na sede da ESP-CE. Esse módulo será dividido em duas unidades para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. A Unidade I tem como conteúdo a Introdução ao Estudo das Relações Produção, Ambiente e Saúde.  O curso é promovido pela Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará.

O primeiro módulo tem como objetivo principal preparar o aluno para tornar-se apto a compreender o contexto sócio-histórico do campo da Saúde do Trabalhador, destacando os significados do trabalho ao longo da história, as implicações da reestruturação produtiva no mundo do trabalho, a evolução histórica do trabalho no Brasil e a constituição do campo da Saúde do Trabalhador como uma área de conhecimento. As repercussões do modelo de desenvolvimento para a saúde, o trabalho e o ambiente serão analisadas com base nas concepções de saúde-doença e em relação aos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença no território.

O estudo do processo produção, ambiente e saúde requer uma reflexão das repercussões do modelo de desenvolvimento expresso na implantação de processos produtivos que impactam na saúde humana, assumindo papel importante na determinação do processo saúde-doença das populações, transformando os modos de vida e de trabalho das comunidades, além de levar à progressiva degradação dos ecossistemas.

Atualmente, observa-se a coexistência dos efeitos de uma industrialização consumidora de bens naturais e de uma urbanização desordenada, com a permanência de problemas seculares como a falta de saneamento, precárias condições de moradia e de trabalho na descrição dos problemas socioambientais.

Essa conjunção de fatores torna o Brasil e outros países em desenvolvimento, singulares na configuração dos riscos à saúde advindos de condições ambientais adversas. Por outro lado, impõe a necessidade de estudar e intervir sobre novos e velhos problemas, segundo uma perspectiva inovadora.

Em função das inter-relações produção-trabalho, ambiente e saúde no contexto dos determinantes e condicionantes do processo saúde e doença no território, é fundamental que o Sistema Único de Saúde incorpore no âmbito da gestão, da atenção à saúde e da vigilância, as ações visando contribuir de forma concreta com a melhoria da qualidade de vida das comunidades, principalmente, as mais atingidas pelos impactos dos projetos de desenvolvimento em curso no Ceará.

Sobre o curso

O objetivo dessa especialização é contribuir para a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no âmbito do SUS. Essa rede compõe ações de assistência ao trabalhador na atenção primária, secundária e terciária, bem como ações de vigilância da saúde do trabalhador.

Do curso participam profissionais do sistema de saúde inseridos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – estadual e regional, na vigilância da saúde, Rede Sentinela e na atenção básica de saúde.

Essa é a primeira vez que essa especialização é ministrada no Ceará, através da ESP-CE, e conta com a supervisão da Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará.

Financiado com recursos do Ministério da Saúde, o curso possui carga horária presencial de 360 horas e 100 horas destinadas à elaboração de monografia, exigida como trabalho de conclusão do curso.

A estrutura curricular, organizada em módulos, é baseada nas competências que os profissionais de saúde precisam desenvolver para o enfrentamento dos problemas na área da saúde do trabalhador.

Alunos e docentes do curso participaram de um animado arraial junino

Vestidos de caipiras, alunos e docentes do curso participaram de um animado
arraial junino, realizado nas dependências da ESP-CE antes das atividades do I Módulo

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE