Oficina avalia Curso de Qualificação de Gestores do SUS

22 de junho de 2010 - 10:56

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes, participa da Oficina de Avaliação do Curso de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) – Nordeste, que acontece, nos dias 21 e 22 de junho, na Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador.

Aplicado na modalidade de educação à distância, o curso, no âmbito nacional, conta com a parceria de 34 instituições formadoras em saúde pública.  No Ceará, a coordenação é da ESP-CE. A Qualificação está inserida no Programa Mais Saúde, do Ministério da Saúde, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), com apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e, no Ceará, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Conselho dos Secretários e Secretárias de Saúde do Ceará (Cossems-CE).

Capacitar e aperfeiçoar cerca de cem mil gestores com foco no desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS – na perspectiva de formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde – é o objetivo do Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, envolvendo as 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal).

Ministrado pela ENSP, o curso garantiu a oferta de formação para todas as regiões brasileiras. De acordo com a coordenação do curso, o modelo possui duas vertentes importantes. A primeira é a capacitação, em seu primeiro estágio, de 7.500 gestores no país. O segundo objetivo é o fortalecimento da Rede de Escolas de Governo em Saúde brasileira.

O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS foi pactuado entre a Escola Nacional de Saúde Pública e as organizações formadoras dos Estados (as três Escolas de Saúde Pública). A proposta do curso surgiu a partir de uma demanda do capítulo da saúde do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui a capacitação da gestão na saúde e está sob responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), da ENSP e do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE