Atualização em Sala de Vacinas é realizada em Russas

22 de junho de 2010 - 10:13

 

O município de Russas sediará, no período de 29 e 30 de junho e 01 de julho, das 8 às 17 horas, o “Curso Atualização em Sala de Vacinas” que tem como objetivo atualizar conteúdos junto a profissionais de saúde, enfermeiros, farmacêuticos e auxiliares de enfermagem que atuam em salas de vacinas, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade do serviço ofertado no Ceará.

 

Em Russas, 34 profissionais participam desta capacitação promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, e pela Secretaria da Saúde do Ceará.

 

Etapas

 

O curso é estruturado em três etapas. A primeira visa a atualizar conteúdos sobre Indicadores Epidemiológicos do PNI; Calendário Básico de Vacinação da Criança, Adolescente, Adulto e Idoso; Vacinação dos Grupos de Risco para Sarampo e Hepatite B; Vigilância e Notificação de Eventos Adversos Pós-vacinação – EAPV; Vacinas do Centro de Referência de Imunobiológicos Especial – CRIE; Análises de coberturas vacinais da rotina e campanhas de vacinação.

 

A segunda etapa contempla a atualização sobre Rede de Frio com os seguintes conteúdos: Introdução à Cadeia de Frio; Fluxograma da Rede de Frio; Organização Interna do Refrigerador e Armazenamento Seguro das Vacinas; Registro de Temperatura; Organização e Transporte das Caixas Térmicas; Degelo e Limpeza do Refrigerador; Gerenciamento de Resíduos das Salas de Vacinas e Imunobiológicos sob Suspeita. A terceira etapa desenvolve a prática em sala de vacinas.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE