Especialização debate a Atenção Farmacêutica

8 de junho de 2010 - 11:54

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará dá prosseguimento, no período de 7 a 11 de junho, ao VIII Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, com a realização do XI Módulo, que tem como tema a Atenção Farmacêutica nos Serviços de Saúde. As atividades acontecem na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

O conteúdo deste módulo objetiva capacitar o farmacêutico para a prática de Atenção Farmacêutica no exercício da Farmácia Clínica dentro do ambiente hospitalar através do desenvolvimento do raciocínio clínico e humanístico centrado nas necessidades do paciente relacionados com o segmento farmacoterapêutico.

Especificamente, esse módulo pretende propiciar atitudes, comportamentos, compromissos, valores éticos e competência para o seguimento do tratamento farmacológico e atividades relacionadas ao cuidado com o paciente; oferecer conhecimento que estimule o trabalho integrado na equipe multidisciplinar de saúde; valorizar as habilidades de interação e integração com os usuários de medicamentos e outros profissionais de saúde; e Favorecer o desenvolvimento de práticas efetivas de educação em saúde, individual e coletiva.

Sobre o curso

Direcionado aos farmacêuticos, servidores públicos efetivos ou temporários, das Secretarias de Saúde estaduais ou municipais, lotados em serviço de Assistência Farmacêutica em nível de gestão ou de atenção ao usuário, o curso tem 460 horas/aula.

A especialização está estruturada de forma a estimular os participantes a uma discussão acerca do enfoque gerencial dos serviços de Assistência Farmacêutica, englobando conhecimentos, habilidades e atitudes quanto à gestão das demandas e estratégias do SUS, com o objetivo maior de promover o uso racional de medicamentos e a garantia do acesso aos medicamentos essenciais.

A ESP-CE oferece, desde 1995, cursos de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica e é referência nacional no desenvolvimento da educação permanente, no âmbito da gestão e demais áreas que compõem o Sistema Integral de Assistência Farmacêutica.

O VIII Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Assistência Farmacêutica integra o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE