Encontro reúne alunos e bolsistas do Curso Técnico de Enfermagem

4 de junho de 2010 - 10:53

 
 
 
 
Alunos do Curso Técnico de Enfermagem da turma de Fortaleza visitam a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), hoje, dia 04/06, para conhecer as instalações e infra-estrutura da instituição, bem como para um encontro com os supervisores de estágio do curso, ministrado pela Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde.

Esse encontro marca uma nova etapa do curso, o início dos estágios supervisionados. Nessa fase, segundo explica Márcia Mendonça, técnica da COEPS, alunos e facilitadores estão compartilhando suas experiências da etapa teórico-prática do curso com os supervisores de estágio, os quais irão acompanhar os alunos nessa nova etapa do curso.

Iniciado em setembro de 2009, o curso conta com a participação de 30 auxiliares de enfermagem dos municípios de Fortaleza, Itaitinga, Cascavel, Eusébio, Horizonte, Pacajus, Pindoretama, Ocara e Chorozinho. “É um curso que está acontecendo em mais cinco municípios da macrorregião de Fortaleza com recurso da Política de Educação Permanente e a perspectiva é de formar 180 novos profissionais técnicos de enfermagem para oferecer uma atenção de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa Márcia Mendonça.

Reciclagem

Maria Lima Pereira, auxiliar de enfermagem de Ocara, que atua há cinco anos no Programa Saúde da Família (PSF) daquele município, é uma das alunas do curso. Depois de receber conhecimentos teóricos em sala de aula, teve uma prática de cuidados clínicos com pacientes no Centro de Saúde César Cals, no bairro Aerolândia, em Fortaleza.

Sobre a experiência em participar do curso, Maria Lima disse que “está sendo muito proveitosa porque é uma maneira de reciclagem, recebendo e aprofundando conhecimentos”.  A auxiliar considera que o curso é uma oportunidade que, sem dúvida, abrirá seus horizontes profissionais. Também ressaltou a metodologia aplicada pelo curso, baseada na troca de experiência entre alunos e professores.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE