Especialização focaliza saúde da mulher

28 de maio de 2010 - 10:49

 

                                                                                                         Fotos : Andréa Veras

 

 

O Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica realizará o Módulo IX, nos dias 28 e 29 de maio, na sede da Escola de Saúde Pública (ESP-CE) localizada na Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles. Promovida pela Coordenadoria de Pós Graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará e com apoio do Ministério da Saúde, a especialização é dirigida a enfermeiros que atuam nos hospitais e maternidades pólo que são de referência em obstetrícia e neonatologia no Ceará.

O módulo IX – cujo tema central é “Processo de Cuidar em Enfermagem ao neonato em sala de parto” – objetiva a capacitação dos enfermeiros obstetras no cuidado ao neonato em sala de parto, como também repassar o conhecimento de técnicas que permitirá ao cuidador conduzir de maneira eficaz nos casos das dificuldades respiratória do recém nascido (RN) ao nascer.

A estratégia metodológica constará de exposições interativas por meio de profissionais docentes experts na área, apresentação de vídeo e oficinas de trabalho. O conteúdo programático contempla assuntos como: dados obstétricos para promover o cuidado imediato do neonato na sala de parto por meio do uso do cartão ou entrevista à gestante; cuidados imediatos de enfermagem ao recém-nascido no 1º minuto de vida; formação do vinculo afetivo entre mãe, filho e família; exame físico do recém nascido na sala de parto; cuidados mediatos de enfermagem ao recém nascido na sala de parto; Prática do aleitamento materno nos 30 primeiros minutos de vida; promover ambiente adequado para a reanimação neonatal; reanimação neonatal; transferir o RN de risco com segurança; elaboração de um plano de cuidado ao neonato centrado na avaliação dos dados obtidos no período do pré-parto e intra-parto.

Segundo Isabel Cavalcanti, coordenadora da Atenção à Saúde, o curso é fundamental para a capacitação dos profissionais de saúde no intuito de minimizar a mortalidade materna e proporcionar ao serviço qualidade na atenção à saúde da mulher.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE