Reunião discute cooperação técnica com Hospital Sírio Libanês

3 de maio de 2010 - 11:15

Fotos: Helen Hilario

Para tratar da formatação do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar, a Escola de Saúde Pública do Ceará promove uma reunião, hoje, dia 03/05, entre gestores da ESP-CE e SESA com dois representantes do Hospital Sírio Libanês: Paulo Chapchap, superintendente de Estratégia Coorporativa, e Roberto Padilha, diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio Libanês. Os visitantes foram recepcionados pelo superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, que abriu a reunião com uma explanação sobre a missão da instituição.

Segundo Sílvia Bomfim, gestora da Coordenadoria de Pós-Graduação Gestão em Saúde da ESP-CE, o encontro tem como objetivo discutir a cooperação técnica entre SESA, ESP e Hospital Líbio Libanês para o desenvolvimento do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar. “A experiência do Hospital Sírio Libanês vai nos ajudar na formação de gestores que ocuparão os quadros dos dois hospitais regionais, em fase de construção em Juazeiro do Norte e em Sobral”, destacou Sílvia Bomfim.

Durante a reunião, que acontece de 9 às 17 horas, na sala de videoconferência Galba Araújo,  os gestores da SESA, da ESP-CE e do Hospital Sírio Libanês farão reflexões sobre o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde no Ceará; a  experiência da ESP-CE em desenho de currículos baseado em competências; a experiência do Hospital Sírio Libanês na formação de gestores; apresentação e validação da Matriz de Competências do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar; parceria SESA/ESP-CE/Hospital Sírio Libanês.

Formar os diretores dos futuros hospitais regionais do Ceará é o novo desafio da ESP-CE, neste ano.  Para isso, a ESP-CE está desenhando o currículo do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar, que atenderá a demanda de capacitação de 70 profissionais que preencherão os quadros de gestores das novas unidades hospitalares. Nessa especialização, serão adotadas algumas estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem que vão desde a construção do currículo à ferramenta central do curso, que é a Aprendizagem Baseada em Problemas.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE