Vigilância inscreve para Capacitação em SPE – Sobral

29 de abril de 2010 - 12:48

A Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará, abre inscrições de 29 de abril a 03 de maio para a Capacitação em Saúde e Prevenção nas Escolas. O curso acontecerá de 04 a 06 de maio, das 8 às 17 horas, na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), em Sobral.

O público-alvo são profissionais de saúde e educação que vão participar da implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, tendo como referência o Guia Metodológico do SPE. Serão disponibilizadas 55 vagas para os municípios que compõe a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Sobral.

Para o desenvolvimento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) no Ceará, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promovem uma ação intersetorial em 184 municípios do Estado. Esta ação representa um marco na integração saúde-educação privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

Neste contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará e a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde – COPROM/SESA, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças – NUPREV/SESA e do GT Adolescente/SESA promovem o curso, que tem o objetivo de reforçar iniciativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva, com ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

A capacitação voltada aos profissionais tem 24 horas-aula e vai apresentá-los ferramentas necessárias para elaboração de um planejamento participativo para implementar uma política de prevenção das DSTs/Aids nas escolas municipais e estaduais do Ceará.

Entre os temas discutidos estão: Sexualidade na Vida Humana e Violência Sexual; Identidade e Autoestima; Gravidez na Adolescência; Saúde Sexual e Reprodutiva; Drogas Psicoativas e Relações de Gênero.

Serviço:

Capacitação em Saúde e Prevenção nas Escolas
Inscrições: 29 de abril a 03 de maio
Realização: 04 a 06 de maio
Local: Crede Sobral

Mais informações: 3101.1400 (Cátia ou Leidiane)