Especialização em Gestão do SUS é ministrada no Cariri

29 de abril de 2010 - 10:43

 

 

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Gestão em Saúde realiza, de 27 a 29 de abril, o Módulo II da Unidade I do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde – Gestão do SUS para profissionais da macrorregional de Saúde do Cariri. Realizadas no SENAC de Juazeiro do Norte, as atividades foram abertas com as presenças do superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, da gestora da Gestão em Saúde, Sílvia Bonfim, e da coordenadora do curso, Andréa Silveira.

 

O tema desta atividade focaliza o Planejamento e Epidemiologia em Saúde, tendo Grace Alencar (enfermeira e mestre em Saúde Coletiva) como facilitadora das Exposições Dialogadas e da Oficina de Construção de Indicadores.

 

Ao final desta Unidade 1 do Módulo de Planejamento em Saúde, segundo a coordenadora Andréa Silveira, os alunos estarão habilitados a compreender a lógica da Epidemiologia aplicada à saúde; utilizar o Sistema de Informação em Saúde para o diagnóstico e tomada de decisão na implementação das ações de saúde; compreender o Sistema de Planejamento do SUS; e conhecer o processo de planejamento em saúde.

 

O curso está estruturado em sete módulos, que proporcionarão aos alunos conhecimentos sobre Políticas de Saúde e Organização dos Sistemas e Serviços de Saúde no Brasil; Planejamento em Saúde; Desenvolvimento da Política de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente em Saúde; Gerenciamento Administrativo, Orçamentário e Financeiro do SUS; Avaliação para a tomada de decisão baseada na gestão dos sistemas de informação em saúde; Liderança e Trabalho em Equipe; e Gestão Baseada em Evidências.

 

A especialização tem carga horária total é de 460 horas, sendo 288 horas de atividades presenciais, divididas em períodos mensais de 32 horas; 72 horas de atividades à distância, divididas em períodos de 18 horas; e 100 horas de atividades de estudos individuais, organizadas através de uma estrutura modular quinzenalmente, com períodos de concentração de acordo com cronograma previamente estabelecido.

 


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE