Vacinação contra gripe H1N1 vai até 7 de maio para todos os grupos

28 de abril de 2010 - 09:31

 

Até a manhã da terça-feira, 27 de abril, o Ceará havia imunizado contra a influenza H1N1 1.534.678 pessoas dos grupos prioritários de cobertura da campanha de vacinação, que começou em 8 de março deste ano. Entre os grupos, os trabalhadores da saúde atingiram cobertura de 100%, com 92.442 pessoas vacinadas, e as crianças de seis meses a 2 anos chegaram a 88,14% de cobertura, com 176.358 doses aplicadas.

Para o cumprimento da meta pelos demais grupos, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo de vacinação para todos os grupos até o dia 7 de maio. Assim, a quarta etapa da campanha, que começou nesta semana para idosos com doenças crônicas também inclui gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de seis meses a menores de 2 anos e jovens de 20 a 29 anos.

Até as 10h40min desta terça-feira, o grupo de gestantes registrava cobertura de 51,50%, com 78.938 doses aplicadas, de uma meta de 153.275 aplicações. Entre os adultos de 20 a 29 anos, a cobertura estava em 55,10%, com a imunização de 901.957 pessoas da meta de 1.637.059. %. Os portadores de doenças crônicas já ultrapassaram os 40% de cobertura, com 322.018 imunizações.

A mobilização contra a gripe H1N1 ocorre em paralelo com a ação de vacinação contra a gripe comum, direcionada apenas a pessoas com mais de 60 anos. Nos estados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, por conta do atraso na entrega da vacina pelo Instituto Butantan, o início da campanha foi adiado para o dia 8 de maio e segue até 21 do mesmo mês. Na vacinação contra a gripe comum, serão vacinados apenas os idosos, pois são as mais afetadas pelos vírus causadores da doença.

PREVINA-SE

Se você está com gripe ou resfriado

– Não se automedique. Procure o médico e siga as orientações.

– Ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca e o nariz com um lenço descartável. Após o uso o jogue no lixo imediatamente.

– Lave as mãos frequentemente com água e sabonete ou use álcool gel para limpeza, especialmente, depois de tossir ou espirrar.

– Evite ambientes fechados e com aglomerações de pessoas.

– Não compartilhe: alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal.

– Evite apertos de mãos, abraços e beijos.

– Mantenha os ambientes arejados.

– Evite contato direto com secreções respiratórias de pessoas gripadas.

– Evite tocar nos olhos, nariz e boca, pois estes são os locais por onde os vírus entram no organismo.

– Lave as mãos frequentemente com água e sabonete ou use álcool gel para limpeza das mãos.

– Mantenha os ambientes arejados.

 

COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE
COM ÁGUA E SABONETE

 

 Fonte: Sesa