Curso sobre Sala de Vacinas – inscrições abertas para profissionais de Baturité

6 de abril de 2010 - 14:15

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância em Saúde, inscreve até o próximo dia 22 de abril para o Curso de Atualização em Sala de Vacinas, que contemplará os municípios que compõem a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Baturité. As inscrições deverão ser realizadas através do site de ESP-CE por meio do link http://covig2.esp.ce.gov.br com preenchimento e envio da ficha de inscrição.

O curso tem como objetivo atualizar conteúdos junto a enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos, que atuam em salas de vacinas, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço ofertado no Ceará. Outro ponto é estimular a participação dos profissionais de saúde nas discussões e ações voltadas para a prevenção de doenças.

Serão disponibilizadas nesta turma 30 (trinta) vagas distribuídas entre os municípios que compõem a CRES de Baturité. É fundamental que o profissional indicado tenha perfil para ser multiplicador dos conteúdos assimilados.

As aulas acontecerão entre 27 e 29 de abril, no Centro Regional Integrado de Administração (CRIA), localizado na Avenida Francisco Braga Filho, 1.015, bairro Conselheiro Estelita, Baturité, Ceará.

Estrutura

O curso é estruturado em três etapas. A primeira visa a atualizar conteúdos sobre Indicadores Epidemiológicos do PNI; Calendário Básico de Vacinação da Criança, Adolescente, Adulto e Idoso; Vacinação dos Grupos de Risco para Sarampo e Hepatite B; Vigilância e Notificação de Eventos Adversos Pós-vacinação – EAPV; Vacinas do Centro de Referência de Imunobiológicos Especial – CRIE; Análises de coberturas vacinais da rotina e campanhas de vacinação.

A segunda etapa contempla a atualização sobre Rede de Frio com os seguintes conteúdos: Introdução à Cadeia de Frio; Fluxograma da Rede de Frio; Organização Interna do Refrigerador e Armazenamento Seguro das Vacinas; Registro de Temperatura; Organização e Transporte das Caixas Térmicas; Degelo e Limpeza do Refrigerador; Gerenciamento de Resíduos das Salas de Vaci
nas e Imunobiológicos sob Suspeita. A terceira etapa desenvolve a prática em sala de vacinas.

Serviço:

Curso de Atualização em Sala de Vacinas
Local: Centro Regional Integrado de Administração/CRIA (Avenida Francisco Braga Filho , 1.015, bairro Conselheiro Estelita, Baturité-CE
Inscrições: 23 de março à 22 de abril
Data de realização: 27, 28 e 29 de abril
Nº de Vagas: 30
Contemplados: municípios que compõem a CRES Baturité

Mais informações:  (85) – 3101.1400 (Cátia ou Leidiane)