Páscoa, tempo de ressurreição

29 de março de 2010 - 14:53

 

 

Símbolos da Páscoa

  Vela – O “Círio Pascal” não é uma vela comum: ela vem marcada com as letras gregas alfa e ômega e simboliza que Cristo é princípio, fim e luz ao mesmo tempo.
  Coelho – Símbolo de fertilidade porque se reproduz muito rapidamente. Representa também o número de novos discípulos da Igreja, que sempre cresce.
  Columba Pascal – Esse bolo em formato da pomba simboliza a vinda do Espírito Santo. A Bíblia conta que quando João Batista estava batizando Jesus, ele apareceu na forma de uma pomba.
  Cordeiro – Os cristãos costumam dizer que Jesus foi o cordeiro de Deus. Na Europa, esse animal é servido no banquete de Páscoa.
  Cruz – É o símbolo da religião cristã e representa o sofrimento e a ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.
  Pão e Vinho – Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus.
  Ovos – É um símbolo da vida, que também significa nascimento e ressurreição. No começo, presenteava-se com ovos de verdade. Depois eles passaram a ser de porcelana, vidro, pedra, madeira, papel, escamas, casco de tartaruga e até pedras preciosas, até virar de chocolate.