Canal Saúde esclarece dúvidas sobre a Gripe A

26 de março de 2010 - 11:00

 

O Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), debate ao vivo na web a Gripe A, nesta sexta-feira (26/03), das 13 às 14h. No programa, a população terá a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a vacina contra o Influenza H1N1, cuja campanha acaba de entrar na segunda fase. Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina.

Interativo – Para acompanhar a cobertura do Canal Saúde basta acessar Canal Saúde/Fiocruz e clicar na telinha com a inscrição Ao vivo. É preciso ter instalado no computador os aplicativos Real Player ou Windows Media Player. Já para assistir ao Sala de Convidados, além da web, existe a opção da TV, no canal NBR.

Convidados – Para esclarecer as dúvidas da população, o programa vai contar com a participação de representantes do Ministério da Saúde entre outros especialistas da área da saúde.

Vacinação – A estratégia de vacinação contra a influenza pandêmica foi dividida em cinco etapas, para públicos específicos. A primeira fase da vacinação começou no dia 8 de março e terminou na última sexta-feira (19), e foi direcionada a indígenas que vivem em aldeias e trabalhadores de serviços de saúde envolvidos diretamente na resposta à pandemia. Nas etapas seguintes, serão vacinados adultos de 20 a 29 anos (5 a 23 de abril); idosos, incluindo os que têm doenças crônicas (24 de abril a 7 de maio) e adultos de 30 a 39 anos (10 a 21 de maio).

A iniciativa da vacinação tem gerado controvérsias, que podem ser notadas pelo grande número de mensagens enviadas através da internet com especulações a respeito da vacina. O programa do Canal Saúde será a oportunidade de esclarecer dúvidas ao vivo.

Onde ver – Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr Para assistir no site do Canal Saúde, acesse http://www.canalsaude.fiocruz.br, clique na TV com a inscrição “ao vivo”.

Fonte: Canal Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)