Curso sobre Vigilância Ambiental aborda Qualidade da Água

24 de março de 2010 - 14:06

 

                                                                                                Foto: Andréa Veras

 

O III Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental realiza, de 24 a 26 de março de 2010, o  Módulo VI, Unidade I, cujo tema é Qualidade da Água. Em pauta, o  Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano – (VIGIAGUA), que consiste no desenvolvimento de ações contínuas para garantir a população o acesso à água de qualidade.

No primeiro dia do módulo, acontece uma mesa-redonda com o tema Aspectos Sociais, Econômicos, Políticos e Culturais do Uso da Água, com Maria Zita Timbó Araújo, da secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH);  presidente da ONG SPLAR – Magnólia Azevedo Said e Itabaraci Nazareno Cavalcante, professor-doutor do Departamento de Geologia da UFC.

Entre os objetivos do Vigiágua estão: buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano; avaliar e gerenciar o risco à saúde das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água; monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população; informar à população sobre a qualidade da água e riscos à saúde e coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA).

Sobre o curso

Promovido pela Coordenadoria de Pós Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da e Proteção Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará. O curso é direcionado a profissionais de nível superior, que exercem funções de coordenação ou técnica, na área de Vigilância em Saúde Ambiental, nos municípios, Coordenadorias Regionais de Saúde e Sesa.

Baseado em competências e visando atender às necessidades do SUS nas ações relativas à Saúde Ambiental, o conteúdo programático habilitará os participantes, no final da especialização, a identificar ou prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interfiram na saúde humana; recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das situações de risco ambientais; coordenar e executar ações de Vigilância em Saúde Ambiental relacionadas à qualidade da água, populações expostas a solos contaminados, poluição do ar, produtos químicos e desastres naturais.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE