Sinan-NET: Profissional de Maracanau e Acarau, inscreva-se aqui

19 de março de 2010 - 14:52

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica inscreve, até o próximo dia 5 de abril, para a Capacitação para Melhoria da Qualidade dos Dados do SINAN NET, destinada à profissionais da Vigilância Epidemiológica das CRES e Municípios.

Serão ofertadas nesta turma três vagas para a Coordenadoria Regional de Saúde de Maracanaú, três vagas para a CRES  Acaraú e duas vagas para cada município que compõe as CRES Maracanaú e Acaraú. As vagas deverão ser preenchidas preferencialmente por profissionais que trabalham na vigilância epidemiológica.  As inscrições deverão ser realizadas através do site da Escola de Saúde Pública do Ceará, no link http://covig.esp.ce.gov.br  até o dia 5 de abril.

A capacitação acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, das 8 às 17h, no Laboratório de Informática da Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza). O curso tem carga-horária de 16 horas e seu objetivo é dar suporte aos profissionais para planejamento de ações e prioridades de intervenção, por meio do cálculo de indicadores epidemiológicos relativos à Aids, Sífilis Congênita, Sífilis na Gestação e Gestante HIV.

A turma vai ser capacitada a identificar os passos para o preenchimento da ficha de notificação/investigação; oferecer subsídios para a coleta, análise e consolidação dos dados referente à infecção pelo HIV, Aids e Sífilis; preparar os participantes para a coleta, consolidação e análise dos indicadores relativos à Aids, Sífilis Congênita, Sífilis na gestante com HIV; apresentar os roteiros utilizados para avaliação dos registros de casos notificados.

O que é Sinan Net

O Sinan é um sistema criado em 1993 pelo Ministério da Saúde/Fundação Nacional de Saúde (Funasa), alimentado pela notificação e investigação de casos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória.

A utilização efetiva do sistema possibilita um diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população; fornecendo subsídios para explicação de suas causas; além de indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

Mais informações: (85) – 3101.1400 (Cátia ou Leidiane)

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE