Comitê Diretor da Cooperação Brasil Canadá se reúne em Sobral

9 de março de 2010 - 10:30

Acontecerá no próximo dia 12 de março, em Sobral, a III Reunião Anual do Comitê Diretor do Projeto de Formação de Recursos Humanos por Competências nas Escolas de Formação em Saúde do Ceará, realizado em cooperação com a Província de Quebec-Canadá.

O projeto pactuado para ser desenvolvido em três anos, iniciou em 2007 e chega na sua etapa final em 2010. Com dois grandes eixos estruturantes para o planejamento e a formação profissional da área da saúde, os produtos elaborados terão grande impacto na forma de planejar a formação, conforme as necessidades reais do sistema, além de capacitar as escolas para ofertar e avaliar cursos técnicos de nível médio baseados em competências.

Estarão reunidos representantes da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), CONASEMS, COSSEMS, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, Escola de Saúde Pública do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia e Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza.

Na reunião serão apresentados os principais avanços do projeto no último ano, as dificuldades e as estratégias para a sua sustentabilidade, bem como o planejamento para 2010. Na oportunidade, também será realizada a passagem de mandato do atual diretor brasileiro do projeto, João Ananias, para o secretário de Saúde de Sobral, Carlos Hilton. A posse do novo diretor brasileiro será realizada durante o X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, que acontece em Sobral, no período de 11 a 13 de março.

Mais sobre o projeto

A Cooperação Brasil-Canadá terá como resultado seis novos cursos técnicos  ofertados em 2010. São eles: Técnico em Radiologia, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, Técnico em Apoio ao Acolhimento em Saúde, Técnico em Sistemas de Informação em Saúde e Técnico em Cuidados Domiciliares.

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE