PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cooperação Brasil-Canadá – Missão consolida elaboração do retrato da Saúde no Ceará

4 de março de 2010 - 14:05

 

 

Acontece de 01 a 12 de março, no Mareiro Hotel (Avenida Beira-Mar, 2.380), a 35ª missão da Cooperação Brasil-Canadá que tem como objetivo dar continuidade à elaboração do Retrato do Setor da Saúde do Estado do Ceará.

A equipe de trabalho é composta por integrantes da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), da Escola de Saúde Pública do Ceará, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral e do Sistema Municipal de Saúde-Escola de Fortaleza.

O trabalho vem sendo acompanhado pelo consultor Fernand Laplante, do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE), que pretende nessa missão reforçar certos conceitos e definições a fim de consolidar a compreensão da metodologia do retrato do setor junto aos participantes, além de iniciar uma discussão acerca dos principais componentes de um eventual sistema de informação sobre mão de obra no setor da saúde.

De acordo com Carmem Costa, Coordenadora Brasileira da Cooperação, o intuito é definir um retrato do setor saúde que reflita a situação atual de oferta e demanda dos postos de trabalho em saúde no Ceará, bem como a oferta e demanda de cursos de formação para este mesmo setor. 

Esse retrato permitirá ao Ceará ter um diagnóstico atual que, aliado a outras medidas, contribuirá para o planejamento e previsão das demandas futuras do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, a quantidade de trabalhadores que precisam ser capacitados atendendo às necessidades específicas do Sistema.

Sobre a cooperação

A Cooperação Brasil-Canadá terá como resultado seis novos cursos técnicos  ofertados em 2010. São eles: Técnico em Radiologia, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, Técnico em Apoio ao Acolhimento em Saúde, Técnico em Sistemas de Informação em Saúde e Técnico em Cuidados Domiciliares.

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE