Oficina desenha currículo da Especialização em Saúde do Trabalhador

9 de fevereiro de 2010 - 10:19

Foto: Andréa Veras

A Coordenadoria de Pós Graduação de Vigilância em Saúde e o Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realizam no próximo dia 12 de fevereiro, mais um momento da Oficina de Desenho de Currículo da Especialização em Saúde do Trabalhador. As atividades acontecem das 14 às 17 horas, na sede da ESP-CE.

Na Oficina – onde será  abordado o tema “Objetivos Gerais e Específicos da Aprendizagem” – estarão presentes gestores da ESP-CE, as coordenadoras do Centro Estadual e Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador, Rose Cavalcante e Vânia Loureiro, respectivamente; Teresa Matos, professora da Universidade de Fortaleza e  profissionais da área de saúde. Na foto acima, o coordenador do CEDES, José Batista Tomaz, faz  uma análise do Mapa Conceitual elaborado pela equipe de profissionais que  trabalha na construção do curso.

Pioneirismo
Esta será a primeira vez que a ESP-CE promoverá uma Especialização em Saúde do Trabalhador. O curso está previsto para ser ofertado ainda no primeiro semestre de 2010. Serão 45 vagas destinadas aos profissionais de saúde que atuam na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). O objetivo da especialização é fortalecer a Renast no Ceará, conforme a estratégia do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da ESP-CE, Alice Pequeno, os profissionais precisam estar atentos e estabelecer relações entre a saúde e o trabalho, proporcionando uma atenção especializada. Isso possibilita o fortalecimento das ações da área de Vigilância e Promoção da Saúde, com ações para que os agravos decorrentes de algumas atividades sejam evitados.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE