Segurança do Paciente é tema de curso de Assistência Farmacêutica

8 de fevereiro de 2010 - 09:27

Foto: Andréa Veras

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará dá prosseguimento ao VIII Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, através da realização do Módulo VIII, com o tema “Segurança do Paciente – Uso Racional e Adequado de Medicamentos. As atividades acontecem de 08 a 10 de fevereiro, na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

O assunto será abordado em seu conceito mais amplo, focando os erros de medicação; o conceito, os objetivos e aplicações de Epidemiologia – especialmente na quantificação de eventos no processo saúde-doença e na realização dos Estudos de Utilização de Medicamentos – além do método epidemiológico para detecção das reações adversas a medicamentos. O módulo também tratará das estratégias para a Promoção do uso Racional de Medicamentos.

O objetivo é que os alunos fiquem aptos a reconhecer a importância do Uso Racional de Medicamentos e da Segurança do Paciente para a eficácia e eficiência do tratamento, a identificar a Farmacoepidemiologia como instrumento de racionalização no uso de medicamentos, contribuindo para estabelecer prioridades na gestão da Assistência Farmacêutica; e a compreender a aplicação da Farmacovigilância e seus efeitos no binômio  paciente-medicamento.

Foto: Andréa Veras

Sobre o curso

Direcionado aos farmacêuticos, servidores públicos efetivos ou temporários, das Secretarias de Saúde estaduais ou municipais, lotados em serviço de Assistência Farmacêutica em nível de gestão ou de atenção ao usuário, o curso tem 460 horas/aula.

A especialização está estruturada de forma a estimular os participantes a uma discussão acerca do enfoque gerencial dos serviços de Assistência Farmacêutica, englobando conhecimentos, habilidades e atitudes quanto à gestão das demandas e estratégias do SUS, com o objetivo maior de promover o uso racional de medicamentos e a garantia do acesso aos medicamentos essenciais.

A ESP-CE oferece, desde 1995, cursos de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica e é referência nacional no desenvolvimento da educação permanente, no âmbito da gestão e demais áreas que compõem o Sistema Integral de Assistência Farmacêutica.

O VIII Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Assistência Farmacêutica integra o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE