ACS de Fortaleza iniciam última fase do Curso Técnico

8 de fevereiro de 2010 - 14:36

 

                                                                                                  Foto: Andréa Veras

 

 

Cerca de 390 agentes comunitários de saúde de Fortaleza iniciaram esta semana a quarta e última fase da Etapa Formativa I, do Curso Técnico. No total, são 782 alunos em sala de aula, divididos em 28 turmas, cursando uma das fases nas Secretarias Executivas Regionais e na sede da Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE. O tema deste módulo é Trabalho Educativo do ACS.
 
 
Ao final, os alunos vão estar aptos a analisar a situação dos portadores de doenças crônicas de suas microáreas, relacionando-a aos fatores de risco; identificar os cuidados necessários; realizar trabalhos educativos em grupos e utilizar a metodologia participativa. A capacidade de trabalhar em grupo e manter-se motivado para a aprendizagem são assuntos transversais aos conteúdos.
 
 
Em março, as turmas devem estar concluindo o curso, que tem 560 horas-aula. Na ocasião, haverá um seminário, com exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos ao longo da formação.
 
FASE 4 – O trabalho educativo do Agente Comunitário de Saúde
 

 

Temas  Objetivos de aprendizagem
As Políticas de Proteção Social e suas condicionalidades Identificar o impacto das condicionalidades das políticas de transferência de renda diferenciando-as das políticas sociais básicas situando o papel do ACS na operacionalização das políticas públicas
Acompanhamento aos portadores de doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis (Hipertensão, Diabetes, Tuberculose e hanseníase) Analisar a situação geral do grupo dos hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculoso da microárea relacionando-a aos fatores de risco e identificando os cuidados necessários.
As práticas culturais e os cuidados com a saúde Valorizar o conhecimento da cultura do grupo e/ou comunidade para as práticas de saúde
Educação e saúde e as concepções de ensino-aprendizagem Perceber as concepções de ensino-aprendizagem das práticas cotidianas de saúde e as condições para promoção do encontro entre o saber popular e o saber científico
A participação social no SUS Compreender a importância da participação e as principais formas de participar no SUS
A comunicação no trabalho educativo em saúde Compreender o trabalho educativo em saúde como uma ação de comunicação social
Trabalho educativo com grupos Compreender as estratégias do trabalho educativo com grupos e o uso de técnicas e dinâmicas grupais visando a incorporação de estilo de vida saudável
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE