PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

CERME realiza Curso Inaugural de Residência Médica

20 de janeiro de 2010 - 12:45

O Centro de Coordenação da Residência Médica (CERME) da Escola de Saúde Pública do Ceará realiza, nos dias 28 e 29 deste mês, o Curso Inaugural da Residência Médica – 2010, cujas atividades acontecerão no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161- Meireles).

A solenidade de abertura contará com as presenças do secretário da Saúde do Ceará, João Ananias, do secretário executivo da Sesa, José Arruda Bastos; do superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes; da coordenadora do CERME, Elsie Kubrusly; dos coordenadores dos hospitais da rede pública estadual; e dos médicos residentes.

Na programação do dia 28, após a sessão de abertura, estão agendadas, para o período da manhã, duas palestras: uma sobre Política de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará, a ser proferida por José Arruda Bastos, secretário executivo da Sesa; e outra sobre Conhecendo a Residência Médica e os Coordenadores, com depoimentos dos coordenadores dos hospitais da rede pública estadual.

Ainda no dia 28, na parte da tarde, a partir das 13h30min, acontece a palestra Bases Microbiológicas no Controle da Infecção Hospitalar, por Tereza Bandeira; e uma mesa redonda sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, tendo como debatedores os médicos Lia Fernandes, Olga Vale, Iran Rabelo e Jorge Luis Nobre.

No segundo dia do Curso, as atividades começam, às 8h30min, com a palestra sobre Importância da Pesquisa na Residência Médica – Metodologia Quantitativa, a ser ministrada por Nádia Almeida. Em seguida, às 9h50min, a médica Fátima Antero falará sobre a Importância da Pesquisa na Residência Médica – Metodologia Qualitativa. Logo depois, Paulo Almeida apresentará a palestra sobre Bioestatística na Prática Médica.

Já no período da tarde do dia 29, o Curso agendou quatro palestras: Relação Médico Paciente, por Fernando Queiroz Monte; Atestados Médicos, por Ivan de Araújo Moura Fé; Beneficiência e Autonomia, por Roberto Wagner Bezerra de Araújo; e Responsabilidade Médica, por Dalgimar Beserra de Menezes.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE