Seminário encerra curso em clima de missão cumprida

18 de dezembro de 2009 - 10:18

 

                                                                                                 Foto: Andréa Veras

 

O repasse de informações na área de enfermagem gerontológica e o congraçamento entre professores e cuidadores deram ao Seminário Cuidando do Cuidador um clima de missão cumprida. O evento marcou o encerramento do Curso de Cuidador de Idosos, promovido pela Coordenadoria de Saúde e Sociedade da Escola de Saúde Pública do Ceará.

 

Realizado na manhã de hoje, dia 18/12, no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE, o Seminário foi prestigiado pelos 50 concludentes, pelo corpo docente do Curso, enfermeiras, representantes de entidades públicas e privadas que atuam com idosos no Ceará e de instituições parceiras.

 

A sessão de abertura contou com a apresentação do repentista Frota Barbosa, que, aos 73 anos, mostrou talento e vitalidade. A mesa de abertura foi composta por Ricardo Albuquerque, coordenador de Saúde e Sociedade da ESP-CE; Maria Helena Barreira, da Coordenação da Saúde do Idoso do Ceará; Maira Viera, da Universidade Federal do Ceará; Acácia Torres de Melo, do Lar Torres de Melo; Lívia Gondim, do Conselho Estadual do Idoso; Túlia Garcia, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção do Ceará; e Maira Queiroz, representando o corpo docente.

 

Após o pronunciamento dos depoimentos, pode-se constatar uma sensação de dever cumprido. Maira Queiroz destacou a seriedade e o elevado nível de capacitação do Curso de Cuidador de Idosos. Para os formandos, deixou a seguinte mensagem: “Faça dessa atividade uma razão de ser e faça do idoso uma pessoa feliz”.

 

Maria Helena Barreira parabenizou a ESP-CE pela “brilhante iniciativa” pelo fato de habilitar pessoas para uma área ainda carente de profissionais, diante da grande demanda de idosos.  Dirigindo-se especificamente aos formados, Maria Helena alertou para a importância dessa atividade profissional que, segundo ela, exige muita responsabilidade, dedicação e amor pelo que faz .

 

Em nome da ESP-CE, Ricardo Albuquerque disse que a qualidade em envelhecimento é uma das prioridades da Coordenadoria Saúde e Sociedade da Escola.  Ao expressar sua satisfação com os resultados do Curso – que está inserido na política da Rede Nacional de Proteção e Defesa do Idoso (Renadi) -, Ricardo dividiu o êxito da iniciativa com os parceiros: (Sesa/NUAPI), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Ceará, Lar Torres de Melo, Centro de Atenção ao Idoso da UFC e da Unidade de Abrigo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Ricardo expressou sua alegria em alcançar a meta do Curso. Ou seja, capacitar trabalhadores a fim de torná-los aptos a exercerem a ocupação de Cuidador de Idosos, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função.

 

Realizado em caráter modular, onde foram abordados temas chaves para o cuidado ao idoso, o Curso teve carga horária de 140 horas, distribuídas em 100 horas de atividades presenciais e 40 horas de atividades práticas.

 

                                                                                                  Foto: Andréa Veras

 

 

Palestras  e dança
    
Duas palestras foram proferidas durante o Seminário, com a finalidade de repassar aos cuidadores conhecimentos técnicos no campo da enfermagem gerontológica. A primeira foi sobre o tema “Desafios da Saúde Pública Frente ao Envelhecimento da População”, ministrada por Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, doutora em Enfermagem e Pós-doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde da USP. Ela é professora da Escola de Enfermagem da USP e coordena o Programa de Orientação de Cuidadores de Idosos e de Formadores de Cuidadores da Escola de Enfermagem da USP.

A segunda palestra foi sobre “A Importância do Cuidador na Construção de Rede de Atenção ao Idoso”, a cargo de Célia Pereira Caldas, doutora em Enfermagem pela UFRJ e pós-doutorado em Gerontologia na Suécia. Pesquisadora associada da Universidade do Estado do Amazonas, ela é membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro. Tem larga experiência em Saúde Coletiva, com ênfase na saúde do idoso.

 

No final do evento, além de saborear um lanche, os participantes do Seminário assistiram à apresentação de um número de dança do ventre da terceira idade, com bailarinas da Academia de Artes Vânia Dutra, de Horizonte. As bailarinas Maria Rita Teixeira, Maria José Rocha dos Santos, Maria José Matias, Maria de Lourdes da Silva e Maria de Jesus Ferreira Lima mostraram que com disposição e alegria de viver conseguem superar as barreiras de idade e do preconceito.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE