Seminário apresenta resultados da Cooperação Brasil-Canadá

14 de dezembro de 2009 - 15:59

Foto: Andréa Veras

Acontece, nesta segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de dezembro, o Seminário Enfoque por Competência: a experiência de Quebec e a Construção do Ceará, realizado pela Cooperação Brasil-Canadá. O evento é realizado no Hotel Mareiro (Avenida Beira-Mar, 2.380) e conta com  a presença de seis consultores internacionais.

O objetivo é apresentar os grandes temas tratados na Cooperação Brasil-Canadá e fazer um balanço do que foi produzido no Ceará a partir dessa contribuição. O público-alvo são os profissionais da educação, especialmente os coordenadores dos Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) e diretores das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)s e também os profissionais da área de saúde, principalmente  os gestores em âmbito estadual e municipal, além de representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cossems-CE).

Resultados

Como resultado da Cooperação Brasil-Canadá, seis novos cursos técnicos vão ser ofertados em 2010. São eles: Técnico em Radiologia, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, Técnico em Apoio ao Acolhimento em Saúde, Técnico em Sistemas de Informação em Saúde e Técnico em Cuidados Domiciliares.

Também será criado o Sistema de Informação do Trabalho em Saúde para o Estado, traçado a partir do componente Retrato da Saúde, elaborado pela Cooperação. O objetivo é permitir ao Ceará ter informações atuais sobre a demanda por profissionais no Sistema Único de Saúde SUS. A ferramenta contribuirá para o planejamento em relação à quantidade de trabalhadores que precisam ser capacitados em áreas específicas.

Parceiros

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.

Mais informações: Carmem Cemires (Coordenadora brasileira do projeto) 9135.1895

Assessoria de Comunicação da ESP-CE