Especialização realiza módulo sobre Planejamento em Saúde

8 de dezembro de 2009 - 10:17

Foto: Andréa Veras

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Gestão em Saúde, realiza, de 08 a 11 de dezembro, às aulas do Módulo II do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – Gestão do SUS, para profissionais da macrorregional de Saúde de Fortaleza. As atividades acontecem na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

Com o tema Planejamento em Saúde, o segundo módulo está dividido em duas unidades. A primeira – Epidemiologia e o Planejamento do SUS – trata da Epidemiologia aplicada à saúde, do Sistema de Informação em Saúde (SIS), do Sistema de Planejamento do SUS e dos conceitos básicos sobre Planejamento em Saúde. A segunda unidade – Programação em Saúde e Intersetorialidade – versa sobre os instrumentos de Planejamento em Saúde, a Programação em Saúde e a Gestão Pública por Resultados (GPR).

O objetivo da aprendizagem da primeira unidade é proporcionar nos alunos a compreensão da lógica da Epidemiologia aplicada à saúde;  a utilização do Sistema de Informação em Saúde para diagnóstico e tomada de decisão na implementação das ações de saúde; a compreensão do Sistema de Planejamento do SUS e a compreensão do processo de planejamento em saúde.

Nesta primeira unidade está sendo apresentada, como modalidade de planejamento, o Planejamento Estratégico Situacional (PES), e, como ferramenta de planejamento, o ZOOP, desenvolvido pela GTZ – Agência de Cooperação Técnica Alemã e adotado por diversas organizações no mundo inteiro.

Com as atividades aplicadas no final deste Módulo, a coordenação da Especialização pretende que os participantes compreendam a importância do planejamento no processo de gestão, os aspectos conceituais do planejamento em saúde e obtenham noções básicas sobre as ferramentas utilizadas, a fim de que estejam aptos a utilizar o planejamento estratégico em suas ações.

Estrutura

O Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – Gestão do SUS possui uma carga horária total de 460 horas, sendo 288 horas de atividades presenciais, divididas em períodos mensais de 32 horas; 72 horas de atividades à distância, divididas em períodos de 18 horas; e 100 horas de atividades de estudos individuais, organizadas através de uma estrutura modular quinzenalmente, com períodos de concentração de acordo com cronograma previamente estabelecido.

O curso está estruturado em sete módulos: Módulo Introdutório; Módulo I: Políticas de Saúde e Organização dos Sistemas e Serviços de Saúde no Brasil; Modulo II: Planejamento em Saúde; Módulo III: Política da Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde; Módulo IV: Gestão  Administrativa, Orçamentária e Financeira do SUS; Módulo V: Avaliação em Saúde; Módulo VI: Desenvolvimento de Liderança em Saúde; Módulo VII: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Gestão Baseada em Evidências.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE