Cuidadores de Idosos fazem aulas práticas no Lar Torres de Melo

7 de dezembro de 2009 - 11:20

No dia 07 de dezembro, começa no Lar Torres de Melo o segundo momento da Capacitação para Cuidadores de Idosos. O objetivo é possibilitar o treinamento e a avaliação das habilidades que os participantes adquiriram na teoria. Realizado pela Coordenadoria de Saúde e Sociedade da Escola de Saúde Pública do Ceará, o curso conta com apoio da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), Centro de Atenção ao Idoso da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Ceará.

Serão realizadas 40 horas de atividades práticas. Os alunos vão ser divididos em grupos, sob supervisão de docentes do curso, que acompanharão e avaliarão a capacidade deles para o enfrentamento de situações críticas no contexto profissional, a habilidade para mobilizar e articular, com autonomia, postura crítica e ética, os recursos subjetivos e atributos construídos no processo de ensino-aprendizagem.

O conteúdo teórico será revisitado na prática contemplando envelhecimento humano e saúde da pessoa idosa; impactos sociais e psicossociais na velhice; higiene e conforto; necessidades nutricionais; papel do cuidador no manejo das principais patologias geriátricas; promoção da saúde do cuidador; políticas de saúde; legislação; relações interpessoais; ética em saúde; direitos e deveres do cuidador. Além, é claro, dos conteúdos transversais como políticas públicas, ética, cidadania.

No dia 18 de dezembro está programada a aula de encerramento do curso, com a realização do Seminário Cuidando do Cuidador, que contará com a expertise das professoras Célia Caldas, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Yeda Duarte, da Universidade de São Paulo (USP), no auditório Ciro Gomes da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

Mais informações na Coordenadoria de Saúde e Sociedade da ESP-CE
Telefones:  (85) 3101.1409 / 3101.1415