Cooperação Brasil-Canadá: 32ª Missão tem visita à ESP-CE e Seminário

7 de dezembro de 2009 - 13:48

 

 
                                                                                                 Foto: Andréa Veras

 

Por toda esta semana, 8 a 12 de dezembro, a 32ª Missão da Cooperação Brasil Canadá estará na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).  O propósito é fazer o acompanhamento da implantação dos programas por competências e do sistema de reconhecimento por competências nas instituições formadoras em saúde.

 

São consultores da missão Andre Adan (Ministério da Educação de Quebec), Michel Nadeau (conselheiro pedagógico do Cégep Saint-Foy) e Denis Juneau (diretor-geral do Cégep Saint-Foy). Representando a ESP-CE estão o superintendente Haroldo Pontes, o coordenador do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, José Batista Cisne e a coordenadora de Educação Profissional, Ivanília Timbó.

 

Os consultores conhecerão as instalações da Coordenadoria de Educação Profissional e irão se reunir com as equipes responsáveis pelos programas dos cursos Técnico em Radiologia e Técnico em Prótese Dentária. Visitarão o Hospital Geral de Fortaleza, campo de estágio para Radiologia e o CEO Joaquim Távora, campo de estágio inicial para o curso de prótese. Eles terão reunião também com a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela.
 
A 32ª Missão aconteceu de 30 de novembro a 03 de dezembro na Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral e entre 03 e 07 de dezembro no Sistema Municipal de Saúde-escola, da Prefeitura de Fortaleza.
 
                                                                                                 Foto: Andréa Veras
 
 
Seminário
 
Nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, segunda e terça-feira, a Cooperação Brasil-Canadá realiza, no hotel Mareiro, o Seminário Enfoque por Competência: a experiência de Quebec e a Construção do Ceará. O evento será aberto às 8h30, com uma exposição do consultor Fernand La Plant. Com ele, são seis os consultores internacionais a participarem das atividades que vão acontecer sempre até as 17 horas.
O objetivo é apresentar os grandes temas tratados na Cooperação Brasil-Canadá e fazer um balanço do que foi produzido no Ceará a partir dessa contribuição. O público-alvo são os profissionais da educação, especialmente os coordenadores dos Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) e diretores das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)s e também os profissionais da área de saúde, principalmente  os gestores em âmbito estadual e municipal, além de representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cossems-CE).
 
Resultados
Como resultado da Cooperação Brasil-Canadá, seis novos cursos técnicos vão ser ofertados em 2010. São eles: Técnico em Radiologia, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, Técnico em Apoio ao Acolhimento em Saúde, Técnico em Sistemas de Informação em Saúde e Técnico em Cuidados Domiciliares.
Também será criado o Sistema de Informação do Trabalho em Saúde para o Estado, traçado a partir do componente Retrato da Saúde, elaborado pela Cooperação. O objetivo é permitir ao Ceará ter informações atuais sobre a demanda por profissionais no Sistema Único de Saúde SUS. A ferramenta contribuirá para o planejamento em relação à quantidade de trabalhadores que precisam ser capacitados em áreas específicas.

Parceiros

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.
 
Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.
 
 
Mais informações e inscrições do Seminário: Carmem Cemires (Coordenadora brasileira do projeto) 9135.1895
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE