Oficina elabora currículo da Especialização em Gestão Hospitalar

3 de dezembro de 2009 - 10:33

Foto: Andréa Veras

Gestores de Instituições de Ensino Superior e de hospitais da rede pública participam, hoje e amanhã, da Oficina de elaboração do currículo do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar do Projeto de Expansão das Unidades de Especialidades do Ceará.  A atividade acontece na sala Galba Araújo, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), sob a supervisão da Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão em Saúde.

O objetivo de oficina é elaborar o Desenho de Curriculo Baseado em Competências para o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar, a ser ministrado pela ESP-CE no primeiro semestre de 2010.Segundo a coordenadora de Gestão em Saúde, Sílvia Bonfim, a especialização terá como público-alvo os gestores que irão assumir a administração dos hospitais regionais do Cariri e Sobral e também fará parte do processo seletivo, tal como aconteceu com as Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). A carga horária será de 460 horas.

O coordenador do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, José Batista Cisne, afirma que a sistemática de desenho de currículos é um processo essencialmente coletivo. “A grande vantagem é a adequação do currículo às necessidades do Estado, porque você envolve várias instituições e o resultado é bem mais rico”, ressalta. Serão realizados cinco encontros, sendo que o próximo vai trabalhar as estratégias pedagógicas.

Da oficina participam os coordenadores da ESP-CE, dirigentes dos hospitais estaduais e municipais, representantes do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará, docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Policlínicas e CEOs

O resultado da seleção pública para diretores das Policlínicas e CEOs foi divulgado no último dia 27 de novembro. Concluíram o Curso de Especialização em Gestão dos Serviços de Saúde 170, dos 190 candidatos aprovados para esta, que foi a última etapa da seleção. Antes, eles foram submetidos à prova escrita objetiva e discursiva, análise curricular e avaliação comportamental. Mais de 600 candidatos concorreram às 95 vagas disponíveis.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE