Vigilância em Saúde Ambiental realiza IV módulo

25 de novembro de 2009 - 10:08

 

                                                                                                 Foto: Andréa Veras

 

O III Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental realiza, de 25 a 27 de novembro, o IV Módulo, cujo tema é “Vigilância em Saúde Ambiental: objeto e campo de atuação”. Entre os objetivos, compreender a integralidade das ações de saúde ambiental.

 

Promovido pela Coordenadoria de Pós Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da e Proteção Saúde da Sesa, o curso é direcionado a profissionais de nível superior, que exercem funções de coordenação ou técnica, na área de vigilância em saúde ambiental, nos municípios, Coordenadorias Regionais de Saúde e Secretaria da Saúde do Ceará.

 

Este novo módulo proporcionará aos alunos compreender o conceito de vigilância em saúde; compreender o conceito de vigilância em saúde ambiental;  identificar os componentes da vigilância em saúde; analisar o conceito de risco, exposição humana e vulnerabilidade; compreender o paradigma do risco; aplicar o princípio da precaução no escopo das ações de vigilância em saúde ambiental; compreender a integralidade das ações de saúde ambiental; identificar os papeis dos atores envolvidos; compreender a importância dos papeis de cada um desses atores.

 

Baseado em competências e visando atender às necessidades do SUS nas ações relativas à Saúde Ambiental, o conteúdo programático habilitará os participantes, no final da especialização, a identificar ou prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interfiram na saúde humana; recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das situações de risco ambientais; coordenar e executar ações de Vigilância em Saúde Ambiental relacionadas à qualidade da água, populações expostas a solos contaminados, poluição do ar, produtos químicos e desastres naturais. “Pretendemos oferecer ferramentas para que esses profissionais possam estruturar ou melhorar os serviços de Vigilância Ambiental nos municípios em que atuam”, explica Edenilo Barreira, coordenador do curso.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE