Especialização em Enfermagem Obstétrica foca saúde da mulher

13 de novembro de 2009 - 10:00

 

O Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica realiza o V módulo nos dia 13 e 14 de novembro, no Hotel Mareiro, localizado na Avenida Beira Mar.  Promovido pela Coordenadoria de Pós Graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará e com apoio do Ministério da Saúde, o curso tem como público alvo enfermeiros que atuam nos hospitais e maternidades pólo que são de referência em obstetrícia e neonatologia  no Ceará.

O módulo V, cujo tema central é “O Processo de Cuidar em Enfermagem à Mulher no Pré-Natal de Baixo Risco”, tem como objetivo desenvolver a promoção da saúde e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal, baseada no modelo assistencial da Política de Humanização da Assistência Pré-natal.

A estratégia metodológica acontece através de exposições interativas aplicadas por profissionais docentes especializados na área, apresentação de vídeo, atividade denominada rolyplay e oficinas em grupo. O conteúdo programático contempla assuntos como: Princípios da política de humanização na atenção obstétrica e neonatal, diagnóstico na gravidez de baixo risco, intecorrências clínicas, aspectos emocionais, alterações fisiológicas e condutas nas queixas mais freqüentes na gravidez, Exames laboratoriais auxiliares de diagnóstico da gravidez e medicamentos essenciais na atenção pré-natal frequentes na gravidez.

O curso é fundamental para a capacitação dos profissionais de saúde no intuito de minimizar a mortalidade materna e proporcionar ao serviço qualidade na atenção à saúde da mulher.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE