Profissionais do SUS recebem treinamento sobre LER/DORT

4 de novembro de 2009 - 10:31

Foto: Andréa Veras

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós Graduação em Atenção à Saúde, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-CE), realiza de 4 a 6 de novembro, o Curso de Capacitação em Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Voltado para profissionais do SUS, o treinamento está na sede do CEREST-CE, na Avenida Imperador, no Centro.

O objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde para atuar na Atenção Integral à Saúde do Trabalhador portador de LER/DORT, por meio de práticas de diagnóstico, tratamento, promoção, proteção e reabilitação da saúde, de forma integrada com as demais instâncias do  Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso é dividido em três unidades. A primeira aborda o diagnóstico, tratamento e reabilitação do trabalhador. A segunda, que acontecerá de 18 a 21 de novembro, focalizará a Ergonomia, normas e aspectos legais relacionados às LER/DORT. A terceira, a ser realizada de 2 a 4 de dezembro, enfocará a estratégia de implantação da Rede Sentinela em Saúde do Trabalhador no Ceará.

O curso articula atividades presenciais que serão complementadas por trabalho de campo. Na sessão presencial, serão utilizadas estratégias metodológicas, exposições dialogadas, vídeos, estudos de casos, exercícios em grupo direcionados para a solução de problemas, voltados para a prática diária, capaz de promover o trabalho coletivo e favorecer o espírito de equipe e a troca de experiências.

As LER/DORT são a segunda causa de afastamento do trabalhador no Brasil, segundo dados do INSS. Essas patologias atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional, sendo que a maior incidência ocorre na faixa etária de 30 a 40 anos. As categorias profissionais que encabeçam as estatísticas são bancários, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing,  entre outros.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE