Facilitadores são treinados para ministrar Oficinas sobre Redes de Atenção no Cariri

30 de outubro de 2009 - 15:00

Acontece nos dias 29 e 30 de Outubro, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará a capacitação dos facilitadores para a implantação das Oficinas de Planificação da Atenção Primária para Construção das Redes de Atenção à Saúde. São onze oficinas que serão ministradas na macrorregião de saúde do Cariri, a partir de fevereiro, com o objetivo de capacitar gestores municipais de saúde e técnicos estaduais para a construção das Redes de Atenção. A meta é levar as oficinas a todo o Ceará.

Os facilitadores foram selecionados pelo Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas em Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará. O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde é também parceiro da iniciativa e elaborou um caderno de apresentação para elaboração das oficinas, que está sendo levado a todo o país. Em Fortaleza, participam do treinamento pelo Conass as assessoras Maria José Evangelista, Márcia Huçulak, Lídia Maria Tonon e Marta Barreto. A Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão da Saúde também dá suporte ao projeto, com o apoio das outras coordenadorias da ESP-CE.

São objetivos gerais das oficinas:

1. Assessorar as secretarias na reorganização de seu sistema de saúde, promovendo a integração das ações e serviços de saúde, o fortalecimento da Atenção Primária e a implantação das redes de atenção à saúde;

2. Proporcionar às equipes das secretarias instrumentos, ferramentas e tecnologias de planejamento da atenção à saúde, e formas de organizar o processo de trabalho das equipes de APS nos seus municípios;

3. Capacitar equipes do Ceará para adequação e reprodução locorregional das oficinas para os municípios.

Mais informações: 3101.1402