Gestão de Serviços de Saúde realiza nova unidade

23 de outubro de 2009 - 11:28

                                                                                                  Foto: Andréa Veras

 

 

Gerência dos Serviços de Saúde é o tema do Módulo III da Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, última etapa do processo de seleção pública para diretores das Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) da rede de saúde estadual.

 

O módulo inicia no dia 23, com a Unidade V, que focalizará a Gerência Administrativa, Orçamentária e Financeira em instituições de saúde. O processo seletivo está previsto para encerrar-se no dia 27 de novembro.
As atividades acontecem até o próximo dia 25, no auditório Ciro Gomes, na sede da Escola Pública do Ceará (ESP-CE).

 

Nesta última unidade deste módulo, serão abordados temas como: fundamentos da gestão administrativa, orçamentária e financeira nos serviços de saúde; execução orçamentária; gerenciamento das operações de logística de materiais (gestão de suprimentos, compras, estoques e administração de materiais em serviços de saúde); gestão de processos, entre outros.

 

Além disso, será apresentada fundamentação teórica e prática de Administração Financeira e Gestão de Custos em instituições de saúde, com ênfase na implementação, gerenciamento e controle, preparando o gestor para a realidade brasileira da administração de instituições de saúde, através de instrumentos gerenciais que o apoiarão na gestão eficaz da organização.

Ao final desta unidade, o participante ficará habilitado para compreender os fundamentos da gestão financeira e orçamentária para o ordenamento de despesas;  compreender as ferramentas para monitoramento e avaliação da execução orçamentária do Consórcio; a utilizar bases e ferramentas do gerenciamento nas operações de logística de materiais; compreender a gestão de processos para alocação de recursos na Unidade.


Programação

 

Sexta-feira – Dia 23/10/09
16:00-18:00 – Estudo Dirigido: Planejamento e Gestão Orçamentária e Financeira
18:00-19:30 – Grupo Tutorial: Encontro de Análise do Problema sobre Logística de Materiais 
19:30-20:00 – Oficina sobre Logística de Materiais

 

Sábado – 24/10/09
  8:00-10:00 – Orientação T.C.C.
10:00-10:15 – Exposição Dialogada: Execução Orçamentária e Financeira das Policlínicas e CEO x Consórcios
13:30-15:30 – Oficina sobre Logística de Materiais
15:30-17:00 – Exposição Dialogada sobre Logística de Materiais (gestão de suprimentos, compras, estoques e administração de materiais em serviços de saúde)
17:00-19:00 – Estudo individual 

 

Domingo – 25/10/09 
08:00-10:00 – Grupo Tutorial: Encontro de Resolução do Problema sobre Logística de Materiais
10:00-10:15 – Exposição Dialogada: Gestão de Processos

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE