Gestores vão conhecer sistemas de saúde, educação e trabalho no Canadá

2 de outubro de 2009 - 03:00

 

Uma delegação composta por dezesseis gestores de instituições integrantes da Cooperação Brasil-Canadá viaja ao Canadá na segunda-feira, dia 05 de outubro, para participar da 28ª Missão do projeto. Entre os integrantes, o secretário da Saúde do Ceará, João Ananias, diretor brasileiro da Cooperação; o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes; a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela e o secretário da Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne.

Eles vão conhecer como se dá a estrutura dos sistemas de saúde, educação e emprego daquele país, principalmente em relação às metodologias de trabalho adotadas, que fundamentam o método desenvolvido pela cooperação no Brasil. O objetivo é que eles compreendam como se dá o trabalho articulado entre os ministérios, com vistas a atender às necessidades de trabalhadores realmente qualificados para o serviço.

Inicialmente, na cidade de Quebec, os gestores serão recebidos no Ministério da Saúde e Serviços Sociais (MSSS) e no Ministério da Educação, Lazer e Esportes (MELS), quando vão se reunir com representantes que vão colocá-los a par da organização dos sistemas de saúde e educação em relação a pontos-chave como: inserção de trabalhadores qualificados no setor saúde, ações de educação permanente e elaboração de programas de formação por competência.  Também realizarão uma visita a um hospital e ao Colégio de Educação Geral e Profissional (CÉGEP) Sainte-Foy, parceiro canadense no desenvolvimento dos programas de elaboração.
 
Em seguida, eles vão a cidade de Montreal, onde as atividades serão retomadas. Haverá ainda reunião com a participação de alguns consultores canadenses que apóiam o desenvolvimento dos programas de formação técnica (Nadyne Bédard e Alice-Eva Daigle) e a construção dos instrumentos de validação de experiências adquiridas fora do sistema formal de ensino (Andre Adan).
 
Em Montreal, haverá uma visita ao Colégio de Educação Geral e Profissional (CÉGEP) John Abott, também parceiro da Cooperação, a um Centro Local de Serviço Comunitário (CLSC) e a um hospital. No último dia, haverá uma reunião no Ministério do Emprego, quando os gestores vão conhecer aspectos importantes sobre o planejamento relacionado à contratação de trabalhadores de acordo com as necessidades do setor público. Também serão abordadas questões relacionadas à qualificação dos trabalhadores e a oferta de cursos para essas demandas específicas.
 
Mais sobre a Cooperação

O objetivo geral da Cooperação Brasil-Canadá é reforçar a capacidade institucional das escolas de saúde a fim de desenvolver e ofertar programas de formação técnica segundo a Abordagem por Competência, bem como a capacidade do Ceará para planificar e gerir a formação de trabalhadores para o setor saúde.

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.

 

A delegação brasileira é composta por 16 representantes das instituições parceiras

 

Alexandre José Mont’Alverne Silva

Secretário de Saúde de Fortaleza

Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante

Coordenadora do Sistema Municipal de Saúde-Escola de Fortaleza

Antônio Carlos Figueiredo Nardi

Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Carlos Hilton Albuquerque Soares

Secretário de Saúde de Sobral

Carmem Cemires Cavalcante Costa

Coordenadora Brasileira do Projeto de Cooperação

Edgar Linhares Lima

Presidente do Conselho de Educação do Estado do Ceará

Francisca Lucia Nunes de Arruda

Coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

Haroldo Jorge de Carvalho Pontes

Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará

João Ananias Vasconcelos Neto

Secretário de Saúde do Estado do Ceará

José Batista Cisne Tomaz

Coordenador do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará

José Policarpo de Araújo Barbosa

Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Ceará

Maria Ivanilia Tavares Timbó

Coordenadora da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho

Secretária de Educação do Estado do Ceará

Maria Rocineide Ferreira da Silva

Assessora do Sistema Municipal de Saúde-Escola de Fortaleza

Maria Socorro de Araújo Dias

Diretora-Presidente da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral

Maristela Ines Osawa Chagas

Diretora de Ensino e Pesquisa da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE