Ações de prevenção e controle de DSTs na Zona Norte e Cariri

29 de setembro de 2009 - 16:18

A Microrregional de Saúde de Sobral é sede do Curso de Atualização em Sala de Vacina, destinados a farmacêuticos e enfermeiros que atuam nas salas de vacinas. O curso acontece de 29 de setembro a 01 de outubro, no Centro de Zoonoses de Sobral. O objetivo é contribuir para o controle, eliminação e erradicação das doenças previníveis por vacinação e conseqüente redução da morbimortalidade e também estimular a participação dos profissionais de saúde nas discussões e ações voltadas para a prevenção de doenças. Os beneficiados são profissionais que atuam nos municípios da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Estrutura

O curso é estruturado em três etapas. A primeira visa a atualizar conteúdos sobre Indicadores Epidemiológicos do PNI; Calendário Básico de Vacinação da Criança, Adolescente, Adulto e Idoso; Vacinação dos Grupos de Risco para Sarampo e Hepatite B; Vigilância e Notificação de Eventos Adversos Pós-vacinação – EAPV; Vacinas do Centro de Referência de Imunobiológicos Especial – CRIE; Análises de coberturas vacinais da rotina e campanhas de vacinação.
A segunda etapa contempla a atualização sobre Rede de Frio com os seguintes conteúdos: Introdução à Cadeia de Frio; Fluxograma da Rede de Frio; Organização Interna do Refrigerador e Armazenamento Seguro das Vacinas; Registro de Temperatura; Organização e Transporte das Caixas Térmicas; Degelo e Limpeza do Refrigerador; Gerenciamento de Resíduos das Salas de Vacinas e Imunobiológicos sob Suspeita. A terceira etapa desenvolve a prática em sala de vacinas.

Cariri

Acontece em Juazeiro do Norte, de 28 a 30 de setembro, mais uma capacitação do Projeto Saúde Prevenção nas Escolas. O curso é destinado a 62 profissionais de educação e da saúde que trabalham na Atenção Básica, das Coordenadorias Regionais de Saúde de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo.

Sobre o Projeto SPE

Para o desenvolvimento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) no Ceará, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promovem uma ação intersetorial em 184 municípios do Estado. Esta ação representa um marco na integração saúde-educação privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

Neste contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará e a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde – COPROM/SESA, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças – NUPREV/SESA e do GT Adolescente/SESA promovem em 2009 uma série de capacitações, que têm objetivo de reforçar iniciativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva, com ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

Capacitações de 24 horas-aula, voltadas aos profissionais de saúde apresentam ferramentas necessárias para elaboração de um planejamento participativo para implementar uma política de prevenção das DSTs/Aids nas escolas municipais e estaduais do Ceará

O público jovem também está participando de cursos, com 40 horas-aula, onde são convidados a tornarem-se multiplicadores sociais.

Ação contínua

As capacitações fazem parte da estratégia de controle e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria da Saúde do Ceará e é realizado pela Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev).
Ambas estão inseridas em um conjunto de mais de 50 ações que visam a investir na formação continuada de vários atores sociais que estão nas escolas, postos de saúde, organizações não-governamentais e meios de comunicação dos 184 municípios cearenses, que vão ganhar em atualização do conhecimento e apropriação de novas tecnologias no combate, diagnóstico e controle das DSTs. Este ano, há ações previstas até novembro.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE