PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Futuros diretores de Policlínicas e CEOS têm aula sobre gestão de pessoas

28 de setembro de 2009 - 16:08

 

 

Gestão de Pessoas é o tema da unidade IV, do Módulo Gerência de Serviços de Saúde do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). A especialização faz parte da na terceira e última etapa do processo seletivo para diretores das Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, que acontecerá até o dia 24 de novembro de 2009.

São objetivos de aprendizagem nesta unidade: utilizar os fundamentos e mecanismos da gestão de pessoas no contexto dos serviços especializados de saúde; analisar as políticas e normas de recursos humanos propostas para o SUS; compreender os princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Humanização, com foco na valorização dos trabalhadores da saúde.

Na ocasião, também foi concluída a unidade III deste módulo, que tratou dos Sistemas Logísticos e seus componentes, quais sejam: transporte sanitário, prontuário eletrônico e sistema de regulação estadual.

Processo seletivo

As 95 vagas para diretores de CEOs e Policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais. Eles foram submetidos a três etapas de seleção: a primeira, uma prova objetiva e discursiva e a segunda etapa, análise de currículo e avaliação comportamental.

A terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, com 460 h/a, que tem momentos presenciais a cada 15 dias (sexta-feira das 16h às 22h; sábado e domingo das 8h às 17h). Além disso, serão ministradas 72 h/a à distância, com o Módulo Liderança em Saúde. “É uma forma de evitar a dispersão, manter o candidato comprometido com o curso e abordar um tema atual e importante na área de gestão”, explica a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim.

Os diretores selecionados vão gerenciar 21 policlínicas e 16 CEOs que o Governo do Estado está construindo até 2010. Com a construção das policlínicas e dos CEOs Regionais o Governo do Estado quer facilitar o acesso da população do Interior a exames e serviços realizados atualmente somente na Capital. Do total de 21 policlínicas, oito estão sendo construídas (Tauá, Russas, Pacajus, Baturité, Aracati, Camocim, Campos Sales, Icó) e, dos 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), cinco estão em construção nos municípios de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara.       

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE