Profissionais de Saúde são treinados em prevenção e controle das DSTs

23 de setembro de 2009 - 20:16

Foto: Andréa Veras

Dentro da estratégia de investir no controle e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, a Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev), dão continuidade à realização de várias atividades, entre cursos, fóruns e seminários.  De 23 a 25 de setembro, acontece no Hotel Mareiro o Curso Básico em Vigilância Epidemiológica: Sífilis em Gestante, Sífilis Congênita, Infecção pelo HIV em Gestantes e Crianças Expostas.

O público contemplado com a capacitação são os profissionais de saúde dos municípios que compõem as coordenadorias regionais de saúde de Crateús e Canindé. Outras duas turmas foram realizadas. Em julho os beneficiados foram profissionais das CRES de Caucaia e Aracati, em agosto Fortaleza e Maracanaú.

Segundo a coordenadora de Vigilância da Saúde, Alice Pequeno Marinho, o curso pretende contribuir para melhorar a qualificação dos profissionais quanto ao planejamento das ações, definição de prioridades e intervenção, cálculo dos indicadores epidemiológicos, monitoramento e avaliação dessas intervenções.

Diagnóstico de HIV

Também será realizado de 23 a 25 de setembro, desta vez na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará, a Capacitação em Aconselhamento e Testagem Rápida como Diagnóstico da Infecção pelo HIV.

A atividade é destinada a médicos, enfermeiros, bioquímicos, psicólogos e assistentes sociais. Nesta turma são ofertadas vagas para os municípios de Fortim, Limoeiro do Norte, Aracati, Quixadá, Viçosa do Ceará e Beberibe.

O curso tem por objetivo capacitar equipes multiprofissionais das maternidades cadastradas no Projeto Nascer. Os participantes são treinados a dar assistência adequada à puérpera HIV+ e ao recém-nascido exposto ao HIV e/ou com sífilis congênita. Desde abril de 2009, foram seis turmas realizadas e vários municípios beneficiados.

Os eventos estão inseridos em um conjunto de mais de 50 ações que visam a investir na formação continuada de vários atores sociais que estão nas escolas, postos de saúde, organizações não-governamentais e meios de comunicação dos 184 municípios cearenses, que vão ganhar em atualização do conhecimento e apropriação de novas tecnologias no combate, diagnóstico e controle das DSTs. Este ano, há ações previstas até novembro.

Serviço

Local: Hotel Mareiro  (Av. Beira Mar, nº 2380)

Horário: 8h às 17h

Local: Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)