Planejamento é tema de Curso de Gestão em Saúde Bucal

18 de setembro de 2009 - 16:08

Foto: Andréa Veras

Acontece na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles), o segundo módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Serviços de Atenção à Saúde Bucal. Participam das atividades profissionais de saúde que atuam nos municípios da Macrorregional Fortaleza.
Este módulo trata do Planejamento e Gestão em Saúde Bucal. O objetivo é aprofundar aspectos relativos às responsabilidades do gestor, buscando diálogo entre a proposta de universalização da atenção à saúde bucal e as limitações e trâmites burocráticos da administração pública.
A idéia é apresentar ferramentas que possibilitem a articulação entre as estratégias de planejamento e as formas adequadas de colocá-las em prática.

Sobre o curso

O curso prosseguirá até dezembro de 2009. São quatro turmas nas macrorregionais de Fortaleza, Sobral e Cariri. Para as microrregiões de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Tauá, Crateús, Canindé, Quixadá, Baturité, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas e Itapipoca, serão ofertadas duas turmas em Fortaleza. Para as microrregiões de Acaraú, Camocim, Sobral, Tianguá, será ofertada uma turma em Sobral. Para as microrregiões de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Crato, Ico e Iguatu,  será ofertada uma turma no Cariri.
O curso está sendo desenvolvido por meio de estrutura modular, totalizando quatro módulos relativos ao Desenvolvimento de Liderança, Políticas Públicas de Saúde Bucal, Gestão e Planejamento da Atenção em Saúde Bucal e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde Bucal. O aluno será devidamente certificado se realizar satisfatoriamente as atividades propostas durante o curso e obtiver freqüência mínima de 75% e média mínima de 7,0 (sete).