Especialização em Gestão de Serviços de Saúde acontece em Fortaleza e Crato

14 de setembro de 2009 - 11:09

::   PROGRAMAÇÃO

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão em Saúde, promove o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde voltado para profissionais de saúde de Fortaleza e do Crato. Em Fortaleza, a especialização acontecerá no período de 15 a 18 deste mês, enquanto no Crato será realizado de 22 a 25 deste mês.

O Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde possui uma carga horária total de 460 horas, sendo 288 horas de atividades presenciais, divididas em períodos mensais de 32 horas; 72 horas de atividades à distância, divididas em períodos de 18 horas; e 100 horas de atividades de estudos individuais, organizadas através de uma estrutura modular quinzenalmente, com períodos de concentração de acordo com cronograma previamente estabelecido.

Através desta especialização, os alunos irão adquirir conhecimentos sobre a compreensão das Políticas de Saúde e Organização dos Sistemas e Serviços de Saúde no Brasil; Planejamento em Saúde; Desenvolvimento da Política de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente em Saúde; Gerenciamento Administrativo, Orçamentário e Financeiro do SUS; Avaliação para a tomada de decisão baseada na gestão dos sistemas de informação em saúde; Liderança e Trabalho em Equipe; e Gestão Baseada em Evidências.

Módulos

O curso está estruturado em sete módulos: Módulo Introdutório; Módulo I: Políticas de Saúde e Organização dos Sistemas e Serviços de Saúde no Brasil; Modulo II: Planejamento em Saúde; Módulo III: Política da Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde; Módulo IV: Gestão  Administrativa, Orçamentária e Financeira do SUS; Módulo V: Avaliação em Saúde; Módulo VI: Desenvolvimento de Liderança em Saúde; Módulo VII: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Gestão Baseada em Evidências.

Metodologia

O desenho do currículo deste Curso foi elaborado de acordo com o modelo educacional adotado pela ESP-CE que favorece a formação de um profissional apto a uma prática renovada, coerente com os desafios do seu tempo. Os programas educacionais da ESP-CE fundamentam-se em um conjunto de premissas consistentes com os conhecimentos gerados pela investigação científica no campo da educação e potencialmente efetivas para a formação de profissionais com os atributos desejados. Estes pressupostos, que constituem os pilares sobre os quais os currículos dos diversos programas educacionais são elaborados, pressupõem o ensino centrado no estudante; baseado em problemas; aprendizagem no contexto; abordagem temática multidisciplinar, integrada e por competência e com orientação e base na comunidade.

Para o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, a linha metodológica está baseada na utilização de duas abordagens educacionais inovadoras – a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning – PBL) e a Educação à Distância (EAD). O PBL é uma abordagem educacional que possibilita o desenvolvimento de um processo de aprendizagem direcionado para a solução de problemas, voltado para a prática, centrado no participante, capaz de promover o espírito de equipe e favorecer a troca de experiências. Além disso, o PBL estimula a aprendizagem auto dirigida e valoriza o contexto e a realidade dos participantes.

Assessora de Comunicação e Marketing da ESP-CE